Imprimir

Comunicação - Notícias

Professor realiza assessoria no CCM


Professor realiza assessoria no CCM

O professor Iltomar Siviero realizou assessoria no dia 12 de abril no Curso Missão, Vida Religiosa e Envelhecimento Humano, promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM). O tema de seu trabalho versou sobre Trabalho e Ócio: ocupação pessoal, inserção comunitária e missão do idoso religioso e em geral. O Curso contou com a presença de 35 religiosas e religiosos. Romero Rodrigues Ferreira, irmão Marista desde 1988, elogiou as reflexões realizadas. “Esta semana está trazendo muita novidade e elementos importantes, que vão nos ajudar no trabalho realizado nas casas de religiosos e religiosas. Os assessores expõem os temas com qualidade e de uma maneira muito simples, mas com muita profundidade”. Para o religioso a troca de experiências é momento oportuno nesta semana. “Há espaços para diálogos e troca de experiências, isso é muito bom, pois traz um enriquecimento entre nós. É importante discutir o envelhecimento na vida religiosa, porque vivemos questões específicas e atividades que diferem das vividas na sociedade civil. Saio daqui interessado em me aprofundar, cada vez mais, nestes temas”, observou irmão Romero.

Irmã Maria José de Freitas, da congregação das Agostinianas Missionárias, disse que nesta semana de formação ela está fazendo uma reciclagem. “Eu já passei dos 60 anos e estas reflexões estão me ajudando numa reciclagem de toda minha vida também. Aqui é como um retiro onde vou descobrindo coisas novas”. Com 25 anos de vida religiosa, irmã Maria José já trabalhou na Colômbia e em Moçambique e lembra do passado, mas também pensa no futuro. “Lógico que eu penso no passado, mas também penso no futuro e vivo intensamente o presente. Quero que este presente seja significativo e que eu faça diferença na missão onde estou, no trabalho que eu realizo. Que eu seja a presença do amor de Deus onde eu estiver, senão, a vida não tem sentido”, explicou a religiosa.

Durante o evento o professor realizou entrevista no Canal Rede Vida de Televisão. A entrevista foi exibida no jornal das 18:30 do dia 12 e em breve estará disponível no site da CRB.

Para mais informações do curso, consultar http://www.ccm.org.br/curso-aborda-missao-envelhecimento-e-vida-religiosa-em-processo-de-transformacao/


Newsletter