Imprimir

Comunicação - Notícias

IFIBE em encontro sobre direitos humanos


IFIBE em encontro sobre direitos humanos

A comunidade acadêmica do IFIBE participa de 07 a 09 de junho, no auditório da FEAC/UPF, do III Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos, que é promovido pelo Grupo Interinstitucional de Educação em Direitos Humanos na Educação Superior no Rio Grande do Sul (GIEDHES), do qual o IFIBE é parte.

A abertura do evento foi realizada na noite de terça-feira, 7 de junho. A mesa de abertura contou com a Vice-Reitora de Graduação da UPF, Rosani Sgari; o coordenador da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, Leandro Scalabrin; o diretor geral do IFIBE, José André da Costa; o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS, Paulo César Carbonari; o representante da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Rafael Kremer; a representantes do IFRS, Elaine Pires Salomão e do IFSul, Maria Carolina Fortes.

A noite de abertura também contou com a conferência: “Direitos humanos: do que falamos? Com o que nos comprometemos?”, proferida pelo jurista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Dr. José Geraldo de Souza Junior. José Geraldo falou dos desafios que permeiam o tema. “Ainda estamos em um processo muito dramático permeado pela luta de reconhecimento de dignidade humana, que baliza o que chamaria de direitos humanos hoje, que é a expressão dessas lutas. Temos exclusões muito fortes, como as que vemos na mídia atual, a exemplo da exclusão do feminino, da negação dos direitos e da coisificação da mulher, e da criminalização dos movimentos sociais que reivindicam direitos, em que há uma recusa de ver a legitimidade das suas lutas”.

No segundo dia, pela parte da manhã o Encontro teve várias atividades temáticas; à tarde uma roda de conversa sobre Ação institucional em direitos humanos, compromissos e desafios e à noite a Mesa de Debates sobre Direitos Humanos na Educação Superior: desafios institucionais para as IES, com a Dra. Aida Monteiro (UFPE) e o Dr. Solon Viola (Unisinos).

No terceiro dia também houveram atividades temáticas simultâneas pela manhã; a roda de conversa sobre Diretrizes de Políticas Acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão), na parte da tarde e; à noite a Mesa de Debates sobre Direitos Humanos na Educação Superior: diretrizes para políticas acadêmicas, com a professora Denise Dora (Uniritter) e o professor Rodrigo Ávila Huidobro (Undav).

No último dia também foi lançado o livro “Universidade, território e transformação social: reflexões em torno dos processos de aprendizagem em movimento”, publicado em coedição entre a Universidad Nacional de Avellaneda (Undav) e a Universidade de Passo Fundo (UPF).

Paralelo ao evento também houve uma mostra de materiais sobre educação em direitos humanos na educação superior.

Veja a programação do evento.

Reportagem UPF

Reportagem UPF TV

Abertura e Conferência (integral)


Newsletter