Imprimir

Comunicação - Notícias

Professor realiza assessoria no Encontro de Formação dos Padres Carlistas


Professor realiza assessoria no Encontro de Formação dos Padres Carlistas

O professor Iltomar Siviero realizou assessoria no dia 16 de julho em São Paulo sobre no tema Envelhecimento Humano: pistas para reflexões frente à condição humana velhice. A atividade foi realizada pelos padres carlistas no Curso de Formação Permanente promovido pela Congregação, região sudeste (Brasil) e alguns países da América do Sul. O encontro reuniu mais de 40 padres que estão em atividade formativa desde o dia 11 e seguem seus trabalhos até o dia 22 de julho. A escolha da abordagem do tema Envelhecimento Humanos foi um pedido do Conselho Geral aos organizadores. Mas é um fato marcante porque o tema do Envelhecimento Humano tem sido muito pouco debatido e de pouco interesse direto da parte dos homens. Outro aspecto marcante foi que o encontro reuniu padres recém ordenados e padres com mais de oitenta anos. A diversidade de opiniões, as inquietações e a riqueza das contribuições estiveram presentes durante a atividade assessorada pelo prof. Iltomar. Os dados estatísticos do Envelhecimento Humano nas Congregações Religiosas do Brasil e as reflexões e provocações levantadas pelo prof. Iltomar geraram um ambiente de atenção e percepção da importância do tema, embora ainda distante de abordagem direta por muitas congregações. Prof. Iltomar deixou claro que envelhecer é natural, todos envelhecemos, mas aprender a envelhecer e integrar em cada pessoa a condição humana da velhice é cultural. É uma diferença importante. Portanto, essa e outras abordagens/distinções foram importantes e colaboraram para uma melhor e maior compreensão da condição humana em geral e da velhice em específico.

A atividade aconteceu junto ao Seminário João XXIII em São Paulo, mantido pelos padres carlistas. Segundo relato dos participantes, a abordagem do tema foi significativa e ajudou a despertar para maior interesse e atenção pessoal e institucional face à condição humana da velhice.

Por ocasião dessa atividade, o professor Iltomar também encontrou ex-alunos do IFIBE, alguns, inclusive, que foram seus alunos e hoje são padres trabalhando no Brasil e no Peru.


Newsletter