Imprimir

Comunicação - Notícias

Professora do IFIBE participa em evento internacional – uma experiência multicultural


Professora do IFIBE participa em evento internacional – uma experiência multicultural

“Pela respiração, pelo sangue, pelo corpo, pelo espírito, nós somos todos/as UM” (Sara Thomsen)


Compartilho um pouco da minha alegria, riqueza da e experiência na participação em dois eventos internacionais na Flórida/EUA. Além de representar as Irmãs de São José do Brasil, participei como membro da Comissão Justiça e Paz (JPIC) pela Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, juntamente com a Irmã Linda Pepe. Entre os dias 9 a 12 de julho de 2016 participei do encontro da Federação Americana das Irmãs de são José que aconteceu em Orlando, Flórida. O mote que perpassou todo o evento e foi à tona da celebração conclusiva para demarcar o aniversário dos 50 anos de fundação da Federação foi: “Our emerging story of being ONE ...God’s love unfolding” (Nossa história emergente de ser um ...O amor de Deus se desdobrando). Participaram do evento mais de 700 pessoas entre irmãs, associados/as, familiares e amigos/as. Éramos em torno de 25 irmãs estrangeiras dos cinco continentes onde estamos presentes como ISJ. Foram dias de intensa vivência e partilha, no intuito de discutir a situação crítica que estamos enfrentando. Cada dia foi dado um enfoque para um tema específico, dando destaque para: a) Quem é nosso querido próximo? b) Movendo-se em todas as maneiras no fluxo de amor que une; c) Experiência com trabalhadores de Immokalee Workers – organização de direitos humanos, reconhecida por suas realizações nos campos da responsabilidade social.

Na sequência, entre os dias 13 a 18 de julho, em Saint John/Flórida, aconteceu o encontro da Comissão Global CSJ-JPIC, com o tema: “Atuando juntas na justiça para as pessoas e o planeta”. O objetivo do encontro da JPIC se deu justamente na perspectiva de fortalecer o engajamento entre a família global das Irmãs de são José na defesa e ação para a mudança sistemática com ênfase no desenvolvimento social e sustentável. A referência para nossas reflexões e debates ensejou um olhar, à luz do nosso carisma, para a Encíclica Laudato Si e os Objetivos do desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para a sua implementação.

Agradeço ao Conselho Diretor do IFIBE pelo apoio, incentivo e liberação durante todos esses dias, bem como aos colegas pelo interesse e sintonia. Somos sempre provocados/as e convocados/as para um compromisso ético em prol da justiça social e da paz. E concluo me somando a um pensamento de Andrew Simms quando afirma que o “Crescimento da economia precisa caber dentro do planeta”.


Newsletter