Imprimir

Comunicação - Notícias

Professor participa de Congresso de Filosofia da Libertação


Professor participa de Congresso de Filosofia da Libertação

O professor Paulo César Carbonari participou de 20 a 22 de setembro, em São Bernardo do Campo, SP, na Universidade Federal do ABC (UFABC) do IV Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação. O encontro reuniu pesquisadores em filosofia e militantes das lutas libertárias de todo o Brasil. O Congresso teve como tema central “Filosofia no Brasil: a história da próxima década”. Em sua chamada dizia que o “IV Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação se coloca como espaço criativo e provocante de diálogo, para a construção de caminhos, questionamentos e conteúdo para o pensamento de libertação”.

O professor Paulo foi proponente e participou de uma Mesa temática no final da manhã do dia 22 de setembro. A mesa teve como título “Libertação e Direitos Humanos: uma proposta de filosofia a partir da condição da vítima” e se propôs a “pautar a relação entre libertação e direitos humanos a fim de identificar, a partir da vítima, propostas filosóficas libertadoras e “direitoshumanizadas”. Abriu diálogos para fazer emergir as potências historicamente despotenciadas, particularmente da mulher, dos negros/as, dos/as indígenas e de todos/as quantos/as têm sido “fechados para fora” (excluídos) por um sistema que tem em seu centro a produção massiva de vítimas”. Assim, a mesa pretendeu “abrir diálogos com os processos de libertação e de afirmação dos direitos humanos para encontrar caminhos capazes de posicionar a filosofia desde um lugar que se abre para construções novas e que podem potenciar os caminhos dos diversos sujeitos vitimizados em suas lutas por libertação (sem buscar convergências, nem mesmo consensos, mas abrindo “frestas entre escombros””. Participaram da Mesa, além do professor Paulo, a Dra. Magali Menezes (UFRGS), o Dr. Eduardo de Oliveira (UFBA) e o Ddo. Sérgio São Bernardo (UNEB).

Mais informações sobre o evento em http://filosofiaelibertacao.wixsite.com/ivcongresso e https://www.facebook.com/ivcbfl/?fref=ts


Newsletter