Imprimir

Comunicação - Notícias

IFIBE realiza Curso Envelhecimento Humano em Porto Alegre


IFIBE realiza Curso Envelhecimento Humano em Porto Alegre

O Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) iniciou a 5ª edição do Curso Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado. As atividades iniciaram no do dia 26 de abril de 2017 junto à Casa Santa Teresa, em Porto Alegre, RS. O curso conta com a presença de 41 pessoas, pertencentes a 24 Congregações Religiosas, advindas de várias regiões do Brasil, com predominância maior do Estado RS. No ato de abertura esteve presente a Irª Paula Schneider, coordenadora da CRB/RS, que enfatizou a importância dessa iniciativa e da parceria entre IFIBE e CRB Nacional e Regional. “Espera que o curso seja uma oportunidade para ressignificar a vida, as práticas e as instituições”, enfatizou.

O curso é uma iniciativa do IFIBE em parceria com a CRB Nacional e Regional e está organizado em 3 etapas, sendo a primeira de 26 a 30 de abril, e as demais de 09 a 13 agosto e 25 a 29 de outubro de 2017, segunda e terceira etapa, respectivamente. Com esta turma o IFIBE realiza a 5ª edição do Curso, sendo a primeira vez com oferta em Porto Alegre. Todas as etapas serão desenvolvidas na Casa Santa Teresa, das Irmãs Salesianas.

A iniciativa de realização do Curso nasceu em diálogo com diversas Congregações Religiosas do Brasil. É notório o crescimento populacional de pessoas idosas em nível geral, assim como de iniciativas, embora ainda muito lentas e precárias em atenção ao idoso/a. Atualmente, segundo dados do IBGE, temos 12.5% da população na condição de pessoa idosa no Brasil. E a vida dos presbíteros e das congregações religiosas não está fora deste cenário. Pelo contrário, a realidade de envelhecimento da vida presbiteral e das congregações religiosas é ainda mais assustadora. Na média geral, as congregações que possuem mais de 50% com faixa etária próxima e acima de 60 anos, algumas com dados que chegam em 80%. Adentrar nesta realidade e aprofundar o significado disso para a vida pessoal e coletiva das congregações é o desafio que se apresenta neste contexto e o IFIBE está disposto a refletir e oportunizar maior aprendizado face a esse contexto. Além de despertar para as múltiplas dimensões em torno à constituição do humano, o curso convida as pessoas em vista do cuidado de si, garantindo a ressignificação da sua vida ativa e contemplativa, resultando em novas formas de pensar e organizar a ocupação social e o cultivo pessoal. Daí o título do curso Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado, com objetivo de: Aprofundar a relação entre envelhecimento humano e espiritualidade gerando conhecimento maior no tema, maturidade pessoal e qualificação técnica no cuidado com idosos/as nas casas de longa permanência.

A primeira etapa contou com a assessoria do Professor Dr. Iltomar Siviero, seguido da Professora Dra. Marilene Rodrigues Portela e Professora Me. Nilva Rosin. Segundo avaliação dos/as cursistas, o programa de trabalho desenvolvido por muito rico em conteúdo e, sobretudo, no despertar para o tema do Envelhecimento Humano, tanto em âmbito pessoal, quanto institucional e social. O IFIBE e CRB estão de parabéns pela oferta do curso, destacaram. Para a coordenação do curso, a primeira etapa alcançou seu objetivo, pois, mais que sensibilizar para o tema, oportunizou aprendizagens e a disposição de enfrentamento de desafios pelos cursistas face o alto índice de religiosos/as idosos/as.


Newsletter