Morre o filósofo Karl-Otto Apel

No dia 15 de maio de 2017, aos 95 anos, morreu em sua casa, na região de Hessen, Alemanha, o filósofo Karl-Otto Apel. O filósofo nasceu em Dusseldorf, Alemanha, em 15 de março de 1922, teve a vida dedicada à filosofia crítica como professor, pesquisador e autor, primeiro na Universidade de Kiel, onde iniciou, e depois na Universidade de Frankfurt, onde se aposentou, em 1990. O filósofo é autor de "transformação da filosofia" (tradução pela Loyola) e de "Discurso e Responsabilidade" (tradução pelo Instituto Piaget), além de várias outras obras e artigos. Entre nós, o pensamento de Karl-P=Otto Apel foi estudado pelo professor Paulo César Carbonari, que publicou sobre ele o livro "Ética da responsabilidade solidária: estudo a partir de Karl-Otto Apel" (IFIBE, 2002).