Imprimir

Comunicação - Notícias

Pastoral da juventude publica material


Pastoral da juventude publica material

A Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de Passo Fundo, reunida na 31ª Escola da Juventude, da qual participaram mais de 60 jovens de toda a arquidiocese, lançou "Cirandeira - Cirandeiro: Roteiros de animação para a formação de grupos de jovens da Pastoral da Juventude". O material tem por finalidade subsidiar o processo de nucleação de jovens e de constituição de grupos de jovens. Foi construído por uma equipe de jovens da PJ com assessoria do professor Paulo César Carbonari, do IFIBE. Foram mais de 30 encontros e um ano de trabalho coletivo para chegar ao material publicado.

O material tem roteiro para sete encontros, chamados de cirandas, sendo o primeiro "Existimos, somos jovens", o segundo "Queremos ser mais", o terceiro "Seguiremos juntos", o quarto "Com Jesus Cristo", o quinto "Com os outros e as outras", o sexto "Para viver o projeto de Jesus" e o sétimo "Por isso formamos um grupo de jovens". Cada encontro/ciranda é organizado com uma acolhida, motivação, Aprendendo da Vida, Partilhando a Palavra, Refletindo e Meditando, Rezando e Comprometendo-se. A editoração foi feita pela Editora Saluz, do IFIBE.

O arcebispo Dom Rodolfo Luis Weber, na apresentação do material diz "estes roteiros são instrumentos para a evangelização da juventude. Nos grupos de jovens muitos encontram um espaço privilegiado para despertar, desenvolver e transmitir a fé. Ter um roteiro facilita o processo para a opção pessoal, a inserção na comunidade e o emprenho missionário".

Para o professor Carbonari, que assessorou a elaboração do material, "o processo foi de intensa aprendizagem. Esperamos que o material que foi produzido seja um insumo para motivar a juventude a se reunir, a se movimentar, a se organizar. Assim como uma ciranda feita em caracol, que esta proposta encontre terreno fértil para dar muitos frutos. Foi muito prazeroso reencontrar a vivacidade e a ousadia da juventude e colaborar para que ela se preserve e se propague"

Material está disponível para pessoas que queiram organizar grupos de jovens da Pastoral da Juventude na sede do Centro de Pastoral Arquidiocesana.


Newsletter