Imprimir

Comunicação - Notícias

Ciranda com professores/as da rede municipal


Ciranda com professores/as da rede municipal

O professor Paulo César Carbonari foi o cirandeiro da 4ª edição da Ciranda dos Saberes de 2017. A Ciranda é promovida pelo Centro Municipal de Professores (CMP Sindicato) de Passo Fundo. O professor CarbonariO conversou com as/os presentes sobre “Resistência pelos Direitos”. Depois de uma breve contextualização da situação atual, trabalhou o sentido conceitual de Resistência como uma forma de viver e promover a vida em sociedade. Recordou Foucault, para quem "Onde há poder, haverá resistência".

Ele ressaltou que a resistência é ato político que pode colaborar de diversas formas no fortalecimento da luta por direitos. Para ele, resistir é um ato de afirmação da vida e da dignidade humana, acima de tudo. Fez uma avaliação do quanto há por avançar na compreensão da ideia contemporânea de democracia e da vida em sociedade: "Estamos desafiados a ver e a viver a política para além da representação. A questão política não pode se resumir a cada quatro anos escolher o melhor entre os piores para nos representar. Precisamos refundar a política como uma forma de organizar a vida em sociedade a partir do comum, do todos e do diverso, três dimensões estruturantes e inovadoras da vida atual”.

“A organização e a luta são fatores fundamentais para que se afirme a resistência, se garanta direitos e, acima de tudo, sejam produzidas novas relações que mobilizem as singularidades para projetos e ações comuns que superem o individualismo possessivo pregado pelo neoliberalismo atual”, completou. Para o professor, “há muitas formas para realizar a resistência, o fundamental é que seja um processo de construção que articule, mobilize e compartilhe subjetividades singulares”.

O encontro aconteceu na sede do CMP Sindicato no dia 04 de outubro de 2017.


Newsletter