Curso EH, Espiritualidade e Cuidado encerra com avaliação positiva

No dia 29 de outubro o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) encerrou as três Etapas do Curso Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado. A primeira etapa foi realizada em abril, de 26 a 30 de abril, a segunda de 09 a 13 de agosto e terceira de 25 de outubro de 2017. O curso foi desenvolvido junto à Casa Santa Teresa, em Porto Alegre, RS. Contou com parceria e apoio da CRB Regional RS e teve a participação de 41 pessoas, predominantemente Religiosos/as, alcançando a representação de 24 Congregações, advindas de várias regiões do Brasil, com predominância maior do Estado RS.

O encerramento do Curso ocorreu no dia 29 de manhã, antecedido de confraternização (dia 28) e seguido de avaliação (dia 29). Segundo relato dos participantes, o Curso foi muito rico e positivo em todos os sentidos. A instituição promotora e o apoio da CRB acertaram na proposta do curso. A coordenação do Curso se destacou pela presença atuante, próxima e provocadora. Os/as assessores/as foram excelentes, demonstrando um domínio de alto nível nos diferentes temas. O local da oferta estava ótimo, com infraestrutura excelente. A aprendizagem obtida foi de grande relevância para a vida de cada participante, bem como para a qualificação das práticas de cuidado nas Casas de Longa Permanências dos idosos/as religiosos/as. Foi unanime o agradecimento ao IFIBE e espera-se a continuidade do curso para que outras pessoas continuem se aprofundando e aperfeiçoando suas práticas. Esse curso “faz diferença na vida de cada um/a”, manifestaram os participantes. Segundo os coordenadores, prof. Iltomar Siviero e profª Nilva Rosin, o curso atingiu seu objetivo e realmente faz diferença na vida das pessoas conhecer, refletir e se dispor, tanto pessoalmente, quanto institucionalmente, na mudança de hábitos e práticas que visam a tornar a (sua) velhice menos um fardo e mais uma oportunidade de continuar a vida por outros meios, outras formas de ocupação, enfim, por outras perspectivas que a tornam ainda mais fecunda.