Imprimir

Comunicação - Notícias

Editora do IFIBE lança obra sobre O Golpe de 2016


Editora do IFIBE lança obra sobre O Golpe de 2016

O livro eletrônico: O golpe: Brics, dólar e petróleo, do professor Euclides Mance traz elementos para entender-se o golpe de estado ocorrido no Brasil em 2016, analisando o contexto nacional e global em que ele foi consumado, alguns mecanismos adotados em sua execução e alguns objetivos já alcançados com a sua realização.

Ela oferece, igualmente, uma chave interpretativa para compreender como o crescimento dos BRICS – cujo PIB em paridade de poder compra ultrapassou o PIB da União Europeia e o PIB dos Estados Unidos há vários anos – tornou-se um desafio à manutenção da hegemonia econômica global norte-americana.

De fato, a maior participação de empresas de países dos BRICS em vendas no mercado internacional acabou por reduzir ainda mais a participação de empresas norte-americanas no comércio exterior. Isso contribuiu para agravar os indicadores de endividamento da economia dos Estados Unidos, cuja balança comercial é estruturalmente deficitária desde 1976. O deficit de US$ 734,3 bilhões na balança comercial de 2017 – excluídas as transações com petróleo – foi o maior já registrado na série histórica do censo norte-americano.

Por outra parte, a compra ou venda de petróleo e gás no mercado internacional por China, Rússia e Brasil – três dos maiores produtores mundiais – usando outra moeda que não o dólar, poderia significar um forte revés para a hegemonia global dos petrodólares.

O livro pode ser acessado gratuitamente em nosso site e contém em suas 383 páginas mais de 500 links e referências de documentos nacionais e internacionais para compreender o contexto, motivações e atores deste golpe.

Caso você deseja retribuir ao autor pelo acesso gratuito a esse livro e deseja colaborar para a continuidade de suas pesquisas e publicações e ainda receber receber conteúdo adicional sobre elas, você pode realizar uma assinatura do site: www.euclidesmance.net

O livro está publicado no site da editora.

O link de acesso direto no site da editora.

O link para o download direto.


Newsletter