Imprimir

Comunicação - Notícias

IFIBE inicia curso de Capacitação para Cuidadores de Idosos em Não-me-Toque-RS


IFIBE inicia curso de Capacitação para Cuidadores de Idosos em Não-me-Toque-RS

O aumento na expectativa de vida das pessoas aliado ao crescimento da população da terceira idade vem atraindo novas oportunidades no mercado de trabalho. Segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pessoas acima de 60 anos será maior do que de crianças com até 14 anos já em 2030. Em 2060, a população idosa vai ser superior a de jovens com até 29 anos. E Não-Me-Toque nos próximos anos não foge a esta tendência relacionada à população brasileira. Dentro desta projeção, a Prefeitura em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho do Idoso abriu inscrições de forma gratuita para o curso de Cuidador de Idoso.

A qualificação profissional é sem custo aos participantes. A aula inaugural ocorreu na noite de sexta-feira (9), na Casa Bethania, junto ao Hospital Notre Dame Júlia Billiart. O local será ponto de encontro para as atividades teóricas. O curso será aplicado pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier – Ifibe, através de um convênio. De acordo com o coordenador, professor doutor em Filosofia pela Unisinos, Iltomar Siviero, da Ifibe, a diferenciação do curso está na visão global na velhice do ser humano.

– Disponibilizamos aos alunos fundamentos do envelhecimento, compreensão biológica, psicológicos, doenças e demências a pessoa idosa e atividades físicas – apresentou.

Segundo ele, pesquisas mostram tendência de crescimento de oportunidade para quem estiver qualificado profissionalmente, analisando como uma profissão visada. O curso abre campo para trabalhar instituições privadas, de longa permanência bancada pelo poder público, a famílias e centros especializados que prestam serviços de cuidado a pessoas idosas. A presidente do Conselho Municipal de Idoso, Vanda Görgen, mencionou que a demanda por este profissional no município, mas que a poucas pessoas qualificadas. Menciona que familiares procuram cuidadores do Lar do Idoso São Vicente de Paulo para trabalhar fora do expediente.

O curso tem duração de seis meses e encerra em maio de 2019. Possui a carga horária de 60h de aula teórico informativo, além de 30h de estágio prático. A parte prática está programada para os meses de abril e maio, em parceria com o Lar do Idoso. Os encontros na Casa Bethania são todas as sextas-feiras à noite. Os critérios de ingresso foram à data de inscrição e escolaridade do candidato. Devido ao grande interesse formou uma lista de espera. A escolaridade mínima exigida para fazer o curso é ensino fundamental completo. A aula inaugural teve ainda a receptividade do Prefeito Pedro Paulo, da secretária de Assistência Social, Maria Malaquias; e da irmã coordenadora geral da Casa Bethania, Lori Steffen.

Texto: Felipe Keller/Jornal A Folha


Newsletter