Missão e Envelhecimento

O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) promovem em Brasília, de 11 a 15 de março de 2013, uma Semana de Formação sobre Missão e Envelhecimento Humano.

A elevação da longevidade humana é um tema que preocupa em escala mundial. A realidade dos países europeus chegou até o Brasil. Segundo dados do IBGE (2011) a população acima de 60 anos praticamente dobrou nas últimas duas décadas. As pessoas com 60 anos ou mais de idade já representam 12,1% da população total. Essa realidade solicita, de modo geral, as instituições a oferecer sempre mais condições de vida melhores, tanto nas questões sociais como nas questões geriátricas.

As congregações religiosas e missionárias não estão fora deste cenário. Pelo contrário, o aumento significativo de idosos,em razão das alternativas biomédicas de proteção à saúde e à diminuição de jovens ingressando na Vida Religiosa Consagrada, configurou uma realidade que precisa ser re-significada em sua missão.

A realização de uma iniciativa sobre Missão e Envelhecimento Humano visa aprofundar e repensar a Vida Religiosa e Missionária como um todo, junto ao sentido e ao fundamento da existência humana frente à elevação da longevidade. É urgente refletir sobre os caminhos da missão hoje diante do envelhecimento humano. É necessário planejar ações que introduzam a preparação de recursos humanos para instituições religiosas, com vistas à educação e ao atendimento do envelhecimento e da velhice, a fim de garantir cidadania, saúde, inserção social, maturidade espiritual, sentido missionário e proteção aos idosos/as religiosos/as.

Convidamos padres, irmãs e irmãos, administradores de casas de religiosos/as idosos/as, representantes de instituições e organizações missionárias, pessoas ligadas ao cuidado de idosos, a participar desse importante momento de formação, para que se sintam sempre mais capacitados e qualificados a propor a ousadia