Imprimir

Comunicação - Notícias

Projeto Filosofia nas Comunidades inicia atividades


Projeto Filosofia nas Comunidades inicia atividades

Aconteceu no dia 22 de maio, no IFIBE, a primeira atividade do Projeto Filosofia nas Comunidades, edição 2014. Com dez anos de atuação, o Projeto inaugura este ano mais uma edição temática, que trará como tema “Reforma política: o Brasil que temos e o Brasil que queremos”. O objetivo dessa edição é de sensibilizar a comunidade passo-fundense (e região) sobre a importância e participação no Plebiscito Popular em defesa da proposta de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político; conhecer o sistema político atual, demonstrando a sua fragilidade na representação e controle social; discutir sobre a forma de financiamento e valores gastos no período eleitoral; e aprofundar a necessidade de compreensão do sistema político de forma democrática e com a participação direta do povo. O tema é emergente e necessário para avançar na conquista da democracia, da soberania e das necessidades de todos os setores oprimidos.

A edição deste ano conta com a parceria do Observatório da Juventude da UPF, Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo e Centro Acadêmico João Berthier. Cerca de vinte estudantes estarão nos diversos espaços, discutindo com os diversos públicos sobre essa temática. As atividades de capacitação já iniciaram e a partir de junho as oficinas estarão acontecendo.

As oficinas deste ano fazem parte de um programa de atividades para mobilização do Plebiscito Popular que está sendo organizado em Passo Fundo, tendo a Comissão de Direitos Humanos como entidade organizadora do Comitê Central, além de outras entidades parceiras desta agenda que é estendida em âmbito nacional. As atividades de organização e mobilização estão sendo realizadas junto ao Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo. Interessados/as em participar e se integrar a este trabalho podem contatar e se inserir neste processo. E as entidades e grupos interessados na realização de oficinas podem contatar e agendar a atividades através do e-mail filosofiacomunidade@ifibe.edu.br ou (54) 3045 3277 R. 2.


Newsletter