Professor participa do Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano

O professor Iltomar Siviero participou do Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano (CIEEH 2014), transcorrido entre os dias 27 a 29 de agosto. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (PPGEH/UPF). Com o tema Envelhecer na contemporaneidade, o evento objetivou estimular discussões sobre os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e políticos do envelhecimento humano, pressupondo os desafios que este processo coloca na agenda das políticas públicas brasileiras e em âmbito internacional, além de uma posição permanente e autocrítica sobre a inserção multidisciplinar. As atividades aconteceram no Centro de Eventos da UPF. Além de pesquisadores brasileiros, o evento contou com bom número de pesquisadores de Portugal. Dentre as atividades, a conferência de abertura foi proferida por Fausto José Robalo Amaro, da Universidade de Lisboa (Portugal). O convidado irá debater a temática "Envelhecer no Mundo Contemporâneo: oportunidades e incertezas". A conferência de encerramento com Henrique Gil, do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal), teve como tema "Educação gerontológica na contemporaneidade: gerontologia e o papel das universidades de terceira idade”. Na abertura do evento, o Diretor Geral, Pe. José André da Costa, também estava presente e na sessão de autógrafos dos lançamentos de livros a profª Nilva, membra da organização da obra Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado, também marcou presença.