Imprimir

Ensino | Graduação | Filosofia

Docentes


O corpo docente da IES está consolidado, com processo de aprimoramento acadêmico em curso e com significativa experiência profissional. Mostra disso é que no início da implantação da IES e do Curso de Filosofia, a IES contava em seu quadro com a previsão de vinte docentes. Conforme mostram os dados informados ao Censo do Ensino Superior 2010, há 14 (quatorze) docentes vinculados ao Curso. A titulação dos docentes é a seguinte: 7,00%% especialistas; 85,70% mestres e 7,30% doutores (ou seja, 93,00% mestres e/ou doutores), atendendo às exigências de titulação dos docentes. A IES investe na qualificação dos docentes através da implementação do Programa de Qualificação Docente, sendo que, em 2011, são seis dos atuais docentes mestres que estão frequentando curso de doutorado.

Todos os docentes têm formação adequada à sua área de atuação, visto que todos os docentes vinculados ao Curso graduação em filosofia que têm pós-graduação (mestrado e/ou doutorado – 13 no total), conforme os dados informados ao Censo do Ensino Superior 2010, assim é distribuída a formação: 69,00% em Filosofia; 15,40% em Ciências Sociais; 7,80% em Teologia e 7,80% em Educação. Em termos de carga horária, conforme os dados informados ao Censo do Ensino Superior 2010: 28,60% têm tempo integral (40 horas); 21,40% têm tempo parcial (20 horas) e 50,00% dos docentes são horistas.

A IES valoriza amplamente a experiência no magistério superior e também a experiência profissional não acadêmica. No caso da experiência no magistério superior, tem a maioria dos docentes com experiência superior a cinco anos, abre para que novos docentes ingressem como forma de formação de novos quadros. A experiência profissional não acadêmica é valorizada pelo incentivo para que os docentes atuem em organizações da sociedade civil, no desenvolvimento de assessorias e consultorias sobre temas correlatos e da atuação profissional complementar. O Corpo Docente se caracteriza por significativa e larga inserção social, especialmente em organizações da sociedade civil. Dos docentes vinculados ao curso em 2010, o quadro de experiência profissional no ensino da filosofia é o seguinte: 2 (14,30%) com menos de 5 anos; 3 (21,40%) com mais de 5 a 10 anos; 5 (35,70%) com mais de 10 a 20 anos; e 4 (28,60%) com mais de 20 anos.

O Corpo Docente da IES está praticamente consolidado, havendo previsão no Regimento Institucional (artigos 56 a 60) para o caso de novas contratações, sendo que o principal critério é a qualificação para o desenvolvimento da atividade docente para a qual será contratado. Toma-se em conta ainda a adequação da formação do docente com a previsão da área ou temática na qual atuará. A IES está finalizando a elaboração do Plano de Carreira, sendo que atualmente a carreira é regida pelo previsto no Regimento Institucional (artigos 57 a 60) e segue o exigido pela Convenção Coletiva da categoria.

O estímulo ao docente é realizado com base nas seguintes linhas gerais: a) ao aprimoramento acadêmico, através da liberação de tempo e facilitação de busca de auxílio para frequência e conclusão de pós-graduação stricto sensu; b) à produção científica, através da liberação de tempo, a disponibilização de espaço físico e de equipamento necessário à pesquisa e extensão, e a disponibilização de veículo para publicação dos resultados; c) exigência regimental de participação nas definições de questões acadêmicas e pedagógicas da instituição, particularmente considerando o que estabelece o artigo 58 do Regimento Institucional.

Para a substituição eventual de docentes do quadro, a IES toma em conta a seguinte diretriz principal: aproveitamento de docentes já vinculados e com carga horária disponível. Quando isso não é possível, busca profissionais para a área especifica no mercado e realiza contratação emergencial.

Conheça os professores do curso:

José André Da Costa - andre@ifibe.edu.brCurrículo Lattes

Paulo César Carbonari - carbonari@ifibe.edu.br - Currículo Lattes

Iltomar Siviero - iltomar@ifibe.edu.br - Currículo Lattes

Ésio Francisco Salvetti - esio@ifibe.edu.br - Currículo Lattes

Júlio César Werlang - juliocesarwe@hotmail.com - Currículo Lattes

Valdevir Both - valdevir@ifibe.edu.br - Currículo Lattes

Maicon Rodrigo Rossetto - maicon@ifibe.edu.br - Currículo Lattes

Nilva Rosin - nilva@ifibe.edu.br - Currículo Lattes

João Alberto Wohlfart - safa@portalnet.com.brCurrículo Lattes

Alexander Mello Jaeger - almeja@terra.com.br - Currículo Lattes

Diego Ecker  - diego@ifibe.edu.brCurrículo Lattes

Gervásio Backes - gervasio@ifibe.edu.brCurrículo Lattes

Irio Conti  - irio@ifibe.edu.br - Currículo Lattes

Roque Zirmmermann  - padreroquept@hotmail.com

Olmaro Mass - olmaro@ifibe.edu.br - Currículo Lattes


Newsletter