Imprimir

Extensão | Atividades Formativas | Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado | Minas Gerais

1ª edição


Ficha de inscrição

 

Inscrições homologadas


Apresentação

A iniciativa do curso nasceu em consonância com os desafios e transformações da vida na contemporaneidade. A elevação da longevidade humana é um tema que preocupa em escala mundial. A realidade dos países europeus chegou até o Brasil. Segundo dados do IBGE (2012) a população acima de 60 anos praticamente dobrou nas últimas duas décadas. As pessoas com 60 anos ou mais de idade já representam mais de 12% da população total. Essa realidade suscita, de modo geral, que as instituições ofereçam condições de vida melhores tanto nas questões sociais como nas questões geriátricas. As instituições religiosas não estão fora deste cenário, pelo contrário, vem demonstrando evidências de aumento significativo da população idosa em razão das alternativas biomédicas de proteção à saúde e mesmo pelo baixo número de pessoas jovens ingressando na Vida Religiosa. Necessita-se de maior aprofundamento, reflexão e preparo pessoal, garantir programas e projetos de ocupação social em consonância com faixa etária e com as condições físico-psicológicas de cada pessoa. Não se trata de parar, mas de repensar e organizar a vida em função das necessidades, das condições e de novas possibilidades de atuação, centradas menos no ativismo típico da sociedade moderna e contemporânea e mais naquilo que completa a nossa existência finita.

A realização Curso sobre Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado, visa, de modo direto, aprofundar e repensar aspectos da Vida Religiosa, Presbiteral e também leiga frente à elevação da longevidade humana. Por outro lado, o curso aprofunda o sentido e o fundamento da existência humana e, sobretudo,, provoca as instituições a começarem um processo de planejamento de ações que introduzam a preparação de recursos humanos para as comunidades e congregações religiosas com vistas à educação e ao atendimento do envelhecimento e da velhice, a fim de garantir a centralidade nas pessoas e na conquista de sua cidadania, de saúde, de inserção social, de maturidade espiritual e proteção em situação de vulnerabilidade dos idosos religiosos e em geral.

Em linhas gerais, o curso pretende oferecer elementos de aprofundamento pessoal no tema e qualificar recursos humanos das instituições responsáveis pelo bem-estar espiritual, humano, social, saudável, superando os limites históricos, a fim de produzir convencimento e ações institucionais que garantam melhores condições culturais e técnicas em atenção às ações preventivas e curativas em todo o ciclo de vida e em todas as idades em vista de melhor preparo para a velhice que afeta a todos/as. O IFIBE, pelo acúmulo e experiências realizadas em Brasília junto com o CCM e Passo Fundo, RS, pode contribuir nesta reflexão e avaliação das intervenções educacionais e programáticas em atendimento das emergências gerontológicas que se afloram de diversas maneiras. Se existe perplexidade diante das demandas do crescimento no âmbito das congregações e presbíteros, por outro lado, é uma oportunidade para se transformar em soluções qualificadas através de uma nova educação, formação e de costumes sociais e religiosos mais adequados. O corpo, as funções mentais, a identidade existencial e social dos mais velhos podem expressar-se em caminhos já delineados e outros em formação. As casas de longa permanência poderão expressar-se de uma maneira mais interessante pelo aprendizado coletivo e dessa maneira organizar de maneira exemplar esta nova etapa do ciclo de vida. O curso tem a pretensão de contribuir para a efetivação destas intenções. O potencial de desenvolvimento na longevidade se manifesta pelas mediações. Projetos de antecipação histórica com a intenção de flexibilização das relações e ocupações humanas podem contribuir para uma nova ética comprometida com os desafios do nosso tempo e com vida dos idosos (diretamente).

Objetivos

Aprofundar a relação entre envelhecimento humano, trabalho, espiritualidade e saúde, gerando conhecimento maior no tema, maturidade pessoal e qualificação técnica no cuidado com idosos/as nas casas de longa permanência de Religiosos/as.

Objetivos

- Desenvolver estudos com vistas a preparar recursos humanos em condições de mediar a ampliação da vida, gestão e melhoria da qualidade de vida dos idosos religiosos e em geral;

- Oferecer subsídios às instituições religiosas com vistas à educação e ao atendimento do envelhecimento e da velhice na conquista de sua cidadania, de saúde, de inserção social e proteção em situação de vulnerabilidade dos idosos religiosos e em geral;

- Colaborar com o desenvolvimento de uma cultura de respeito à cidadania do idoso como um sujeito de direitos;

- Desenvolver estudos e debates para aperfeiçoar a questão cultural e social das instituições no que se refere à prevenção e ocupação em todo o processo de envelhecimento;

- Criar uma consciência mais enriquecida sobre a identidade existencial dos mais velhos e sobre estratégias competentes em sua promoção;

- Analisar as teorias que buscam explicar o envelhecimento, relacionando as alterações psicológicas e biológicas com as possíveis implicações na saúde de pessoas idosas;

- Proporcionar a reflexão multidimensional do envelhecimento humano abordando a sua relação com a dimensão da afetividade, da sexualidade, do convívio, da sociabilidade, da economia, da cultura, da espiritualidade e da psicologia social.

Público

O curso destina-se aos Religiosos/as vinculados/as às diversas Congregações Religiosas, Clero Diocesano, Cuidadores nas Casas de Longa Permanência e demais pessoas interessadas no aprofundamento do tema.

Vagas

O Curso disponibiliza 45 vagas. A prioridade será garantida mediante a ordem de inscrição.

Data

O curso será desenvolvido de 12 a 16 de outubro de 2016.

Local

As atividades serão realizadas no Recanto Coqueiro D’Água
Endereço: Rua Madre Gertrudes comensoli, 225 - Santa Luzia – MG
Fone: (31)3641-3444
Email: coqueirodagua@sacramentinasdebergamo.org.br

Programa do Curso

Cod. Tema Data CH

EH01

Trabalho e Ócio: dilemas e formas de ocupação do idoso/a (religioso e em geral)

Introdução geral ao Envelhecimento Humano;
Quadro geral e estatístico do Envelhecimento Humano em geral e na Igreja;
Aprofundar as matrizes ocidentais que configuram o modo de ocupação humana. As distintas formas de compreender o trabalho;
A tensão do trabalho na velhice: querer-dever-poder;
O tempo da vida e a vivência do tempo;
A condição humana na velhice. Aprofundamento da distinção e formas de ocupação na vida ativa e na vida contemplativa. Formas de compreender a relação entre trabalho e ócio;
Formas de ocupação pessoal, inserção comunitária e missão do idoso religioso e em geral;
A relação entre trabalho, renda e aposentadoria: a necessidade de reinvenção do sentido da vida e do cuidado consigo mesmo;
A atenção ao desgaste profissional cuidador. Sindrome bournout. Peculiaridades do bornout nas vocações eclesiais.

12/10

e

13/10

08

EH02

Espiritualidade: uma experiência e vivência de sentido

História e conceito de espiritualidade. Diferença entre espiritualidade e religiosidade. Espiritualidade e fé. Espiritualidade e ser humano. Espiritualidade como busca de sentido da vida e da velhice.
O legado da espiritualidade cristã e sua importância na construção de um novo paradigma do sentido e de valores que orientam a vida. "Tempo da decantação e ressignificação da vida".
Aprofundar o tema da espiritualidade cristã a partir da vivência do Espírito de Jesus Cristo e da misericórdia.
Evidenciar o modo de expressão e linguagem da espiritualidade como encantamento e realização do ser humano.
A arte de envelhecer com sabedoria e de ajudar a pessoa a viver de forma intensa, profunda e fecunda na velhice.

13/10

 e

14/10

 08

EH03

Saúde do idoso – a arte de cuidar

O cuidado como um processo pleno, integral, holístico, dimensionando necessidades, momento e ambiente. Cuidados no atendimento às diversas situações de doenças manifestadas nos idosos. Compreender a saúde do Idoso em um sentido global e oferecendo elementos para conhecer melhor a pessoa idosa e suas idiossincrasias. Técnicas de cuidado necessárias à manutenção da saúde do idoso. Analisar os fatores de risco em envelhecimento, com atenção para a fragilidade, dependência, imobilidade, incapacidade cognitiva, instabilidade. Despertar para o reconhecimento e acolhida incondicional do idoso.

14/10

e

15/10

12

EH04

Desafios e Perspectivas; Avaliação

Balanço das temáticas aprofundadas, apontando desafios e perspectivas à VRC em específico e à missão da Igreja em geral.
Avaliação e Encerramento do curso.

16/10 04

5 dias

Carga horária

  32

 SUGESTÃO: Noites: filmes, socialização de experiências, confraternização em uma das noites.

Cronograma do Curso

EH 01: Quarta-feira e quinta-feira
EH 02: Quinta-feira e Sexta-feira
EH 03: Sexta-feira e Sábado
EH 04: Domingo

Assessores Previstos

Dr. Iltomar Siviero
Dr. Frater Henrique Cristiano José Matos
Drª Helenice de Moura Scortegagna

Horários

O curso será desenvolvido nos turnos da manhã e tarde, com horário previsto para início às 08:00hs e término às 17:30hs, exceto no primeiro dia que começa às 13:30 e no domingo que termina às 12:00hs. Atividades à noite serão por indicação dos assessores/as e por livre adesão dos/as participantes.

Metodologia

O curso acontecerá no período de uma semana, em caráter intensivo. O desenvolvimento metodológico se dará pela abordagem de diversas temáticas que serão desenvolvidas por diversos assessores com atuação direta no tema. Será mesclado metodologia de trabalho expositivo, dialogado, trabalhos de grupos, entre outras formas que os/as assessores/as julgarem conveniente. Cada participante poderá obter cópia de todos os arquivos e sistematização geral do curso, bastando trazer consigo pendrive para tal.

Coordenação Geral

Iltomar Siviero e Nilva Rosin

Inscrições

Os/as interessados/as farão sua inscrição, até 10 de outubro de 2016, no IFIBE, via e-mail ifibe@ifibe.edu.br, ou email da CRB-BH recepcao@crbminas.org.br, através do preenchimento da ficha de inscrição e a apresentação de cópia dos documentos de identificação pessoal (CPF e RG).

Os/as interessados/as farão sua inscrição no IFIBE, via e-mail ifibe@ifibe.edu.br, crbssa@uol.com.br ou fone (71)3328-7278 / 7815 ou ainda online, através do preenchimento de formulário próprio e a apresentação de cópia dos documentos de identificação pessoal (CPF e RG), diploma e um documento escolar. - See more at: http://www.ifibe.edu.br/extensao/index.php?id=1001#sthash.O5lrfkAG.dpuf

Homologação

A homologação dos inscritos será feita pela Coordenação do Curso no dia 21 de setembro de 2016 a partir do seguinte critério: data da inscrição, considerando sempre a antecedente. Atingindo número de vagas, ter-se-á lista de suplentes, seguindo mesmo critério da seleção. Os/as suplentes poderão ser chamados logo após o encerramento da matrícula. A divulgação da lista dos selecionados será feita por meio eletrônico com envio de comunicação direta para cada selecionado/a.

Matrícula

A matrícula será efetuada nos dias 22 a 27 de setembro de 2016 conforme orientação da Secretaria Geral do IFIBE. No ato da matrícula, o/a interessado/a apresentará os documentos exigidos. O contrato de prestação de serviços educacionais será assinado no início do curso. A divulgação da lista dos matriculados/as será feita por meio eletrônico com envio de comunicação.

Investimento

O curso terá um custo de: R$ 500,00 (à vista). A hospedagem será custeada por cada participante com taxa diária de R$ 95,00 (quarto duplo) e R$ 115 (apartamento individual). Caso alguém queira se hospedar em casa de sua congregação ou outra que acolhe solidariamente, deverá fazer as combinações e articulações por sua conta. A coordenação do curso não restringe tal iniciativa.

Certificação

Cursistas que tiverem frequência de pelo menos 85% da carga horária prevista serão certificados como Curso Presencial de Extensão (modalidade Curta Duração) com área de concentração em envelhecimento humano, espiritualidade e cuidado, com carga horária de 40 horas.

Promoção, parceria e apoios

Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), instituição credenciada pelo MEC e mantida pelos Missionários da Sagrada Família. O Curso tem apoio e parceria da CRB Nacional.

Contato

IFIBE Instituto Superior de Filosofia Berthier
Fone: (54) 3045 3277 (R.2) – Tarde e noite
E-mail: ifibe@ifibe.edu.br | Site: www.ifibe.edu.br
Rua Senador Pinheiro, 350 - Vila Rodrigues
CEP 99070-220 - Passo Fundo - RS


CRB Regional de Belo Horizonte
Fone: (31) 3222-3082 /3224-3605
E-mail: recepcao@crbminas.org.br ou crbminas@crbminas.org.br
Endereço São Paulo, 818 - Centro
Belo Horizonte - MG
Referência: Ir. Cida (Marista)


Newsletter