Imprimir

Extensão | Atividades Formativas | Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado | Passo Fundo

Paróquia Sta. Terezinha


Apresentação

A iniciativa do curso sobre Envelhecimento Humano, com enfoque para Atividades formativas em Envelhecimento Humano e Cuidado, é uma oferta do Instituto Superior de Filosofia Berthier, mantido pelos Missionários da Sagrada Família, a partir do acúmulo e demanda oriunda das várias edições realizadas. O Curso foi lançado em Passo Fundo (RS) e com edições realizadas em outras cidades do Brasil: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Pinhalzinho (SC) e Ibiaça (RS). O curso apresenta-se como uma oportunidade para refletir, subsidiar e capacitar pessoas idosas, bem como profissionais da área da saúde, cuidadores/as de idosos/as, agentes da pastoral da saúde e do idoso, lideranças comunitárias e outras pessoas interessadas no tema.

 

Objetivos

Desenvolver atividades formativas sobre Envelhecimento Humano a fim de capacitar pessoas idosas, cuidadores/as e lideranças comunitárias para uma vivência atenta e comprometida com as múltiplas dimensões da condição humana da velhice.

 

Justificativa

Segundo dados fornecidos pelo IBGE o envelhecimento humano é um tema de urgência. Pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos 10 anos a população idosa, em nível geral, dobrou. Hoje temos cerca de 12,5% da população acima de 60 anos, mas até 2060 chegaremos uma estimativa próxima de 30% de idosos do total geral da população brasileira, o que significa um número próximo de 60 milhões de pessoas. Em termos populacionais, teremos mais idosos que crianças e jovens abaixo de 15 anos. Por essa razão já estaria justificado a necessidade de qualificação para atender essa realidade desafiante e crescente. Essa realidade exige atenção e preparo pessoal e institucional para atender as múltiplas e desafiantes tarefas do cuidado de pessoas idosas. O tema do envelhecimento humano não diz respeito a realidade de outras pessoas, por isso, não por ser apenas de formação para uma atuação com outras pessoas. O envelhecimento faz parte da natureza humana e toda pessoa deveria garantir um tempo de dedicação para se preparar em vista de ter uma boa, qualificada e integrada condição de velhice. O velho não deixar de ser gente porque está com idade avançada, ou porque não tem mais condições e disposição para trabalhar como de costume. Deste modo, é importante, e antes de mais nada, demonstrar que um processo qualificado da velhice começa exatamente pelo despertar dessa consciência e o que ela exige preparo de toda e qualquer pessoa. Mas, não pode ser de menor importância o fato da categoria cuidador/a ser tratada como uma ocupação reconhecida e inserida na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego.

Preocupada com esse crescimento populacional de pessoas idosas em âmbito geral, a Igreja introduziu a Pastoral da Pessoa Idosa em 2004, caminhando muito próximo da Pastoral da Saúde que foi instituída em 1986 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ambas pastorais colaboram diretamente com a situação do idoso, promovendo ações em vista da promoção e cuidado da saúde e da fé cristã.

Frente a este contexto e iniciativas, interessa ao IFIBE/MSF oferecer uma formação proativa, diferenciada e ampla, oportunizando aos idosos, profissionais da saúde, cuidadores/as, agentes da pastoral da saúde e do idoso, lideranças comunitárias e pessoas interessadas conteúdos e competências para o cuidado de pessoas idosas de forma integral.

 

Público

Pessoas idosas, profissionais na área da saúde, cuidadores/as de idosos/as, agentes da pastoral da saúde e do idoso, lideranças comunitárias e pessoas interessadas no tema Envelhecimento Humano.

 

Vagas

50 vagas. A oferta do curso está condicionada ao número de, pelo menos, 40 participantes.

 

Local

Instituto Superior de Filosofia Berthier - Passo Fundo (IFIBE). Rua Senador Pinheiro, 350. Bairro Rodrigues, Passo Fundo.

 

Programa do Curso

 

Cod. Tema Data CH

EH01

Aspectos gerais do Envelhecimento Humano

Aspectos gerais do Envelhecimento Humano: surgimento, conceitos e a sua importância no século XXI
Educação Gerontológica: dimensão cognitiva, social, saúde e tanatológica.
O papel das instituições frente ao envelhecimento humano. A memória. Os mitos e os desafios frente o envelhecimento humano.
As conquistas legais dos idosos
A vivência da velhice: como vivo a minha velhice?
O que é o Envelhecimento Humano e por que é importante a pessoa idosa, o/a cuidador/a de idosos/as e a liderança comunitária compreender mais sobre essa fase de vida?

19/08 04

EH02

A condição humana da velhice: desafios e perspectivas

Percepções sobre o Envelhecimento humano.
Existência, tempo e vida. O tempo da vida e a vivência no tempo. A condição humana na velhice.
Velhice e trabalho. O que é trabalho e como ele colabora no reconhecimento pessoal. O dilema entre trabalho e ócio na velhice.
A tensão incômoda na velhice: querer-dever-poder.
O que é importante a pessoa em geral e o/a cuidador/a, agentes da pastoral da saúde e do idoso e lideranças comunitárias compreender face a condição humana da velhice?

26/08  04

EH03

Envelhecimento Humano face às mudanças e reações psicológicas

As compreensões do Envelhecimento Humano, as forças existências, as mudanças: como isso impacta na dimensão psicológica? Os dilemas frente as perdas e os lutos pessoais. Sexualidade e vivências afetivas na terceira idade: interferências na saúde, na sociabilidade e na condição pessoal existencial.

Como integrar as mudanças físicas com a dimensão psicológica?

02/09 04

EH04

Envelhecimento Humano e cuidados básicos a idosos

Necessidades orgânicas. Necessidades psicossociais. Cuidados diante das principais patologias que acometem os idosos. Cuidados com alterações de pele.
Cuidados e organização no consumo de medicamentos. A atenção e a forma necessária e respeitosa na higiene pessoal e ambiente.
O que a pessoa idosa e o/a cuidador/a de idosos/as precisa saber e fazer para cuidar bem de idosos dependentes e para o autocuidado?

09/09 04

EH05

 Envelhecimento Humano, Religião, Espiritualidade

Distinções e aproximações: religião e espiritualidade. Espiritualidade e saúde na velhice. A espiritualidade como experiência de sentido e dignificação para a saúde.
Como a pessoa idosa, o/a cuidador/a de idosos/as e a liderança comunitária pode ajudar a integrar mais a sua vida a partir da vivência da espiritualidade?

16/09 04

EH06

 Envelhecimento Humano e cuidados básicos a idosos

Principais demências: Alzheimer e Parkinson. Causas, sintomas/diagnóstico. Aspectos comportamentais. Tratamento e cuidados.
Conhecer as alterações e consequências físicas do ser humano decorrentes da idade. Educação e atividades físicas/exercícios; proteção e segurança; movimento e postura corporal; dicas/segredos para envelhecer bem
O que a pessoa idosa e o/a cuidador/a de idosos/as precisa saber e fazer para cuidar bem de idosos dependentes e para o autocuidado?

23/09 04
EH07

 Envelhecimento Humano face às mudanças e reações psicológicas

O papel da família na velhice.
Sentimentos do cuidador/a na relação do cuidado com idosos.
Sentimentos da pessoa cuidada frente as necessidades decorrentes da sua condição de saúde.
Em que a pessoa idosa, o/a cuidador/a podem cooperar ou propor novos sentidos na dimensão da esperança na pessoa idosa?

21/10 04
EH08

 Envelhecimento Humano: a pastoral da saúde e do idoso como dimensão evangelizadora

Teologia da Pastoral da Saúde e a existência humana em suas múltiplas dimensões: nascimento, saúde, doença, sofrimento, morte.
Pastoral da Saúde como: envolvimento da comunidade cristã na saúde das pessoas. Contribuição no mundo da saúde. Os/as agentes de Pastoral da Saúde e a relação entre fé e saúde.
Pastoral da pessoa Idosa: importância e cultivo da fé cristã.
Pastoral da pessoa idosa como: promoção do convívio das pessoas idosas com as demais gerações; estímulo a uma velhice ativa e longevidade digna; cultivo e respeito à espiritualidade; preparar para o acolhida e hospitalidade face às situações de saúde; despertar para luta em vista da garantia dos direitos que geram vida digna; convite à participação da comunidade cristã.
Os agentes de Pastoral da pessoa Idoso e seu papel evangelizador.
O que a pessoa idosa, os/as cuidadores/as e agentes de saúde/pastoral da saúde e do idoso precisam saber na perspectiva evangelizadora/saudável individual e comunitariamente?

28/10 04
EH09

 Envelhecimento Humano na sociedade contemporânea

O lugar do velho na sociedade contemporânea: um cidadão que consome. A transformação das pessoas em mercadoria.
Conhecimento, competência, informação, rapidez versus sabedoria, vivência, prática, lentidão. Paradigmas e preconceitos face à velhice na sociedade líquida.
O velho entre os mais jovens: estorvo ou experiência de vida? Valores e as mudanças nas relações intergeracionais.
Valores que norteiam a sociedade contemporânea. Era da liquidez.
O que é e como se envelhece em tempos de cultura líquida, onde assistimos a fragilidade dos laços afetivo-humanos?

04/11 04
EH10

 Envelhecimento Humano, Mística: fonte de vida e nova forma de vivência na velhice

Mística e seu significado. As teologias místicas. Ensinamentos e vivências da mística na velhice. Conhecer o legado místico de exemplos vividos a exemplo de São João da Cruz, Santa Teresa D’Avila, Edith Stein, Thomas Merton, entre outros/as.
Como a pessoa idosa, o/a cuidador/a de idosos/as e a liderança comunitária pode integrar mais a sua vida a partir da vivência de uma mística?

11/11 04
 

 Encerramento, celebração e Almoço

 

11/11 02
  TOTAL GERAL   42 HS

 

Coordenação do curso

Prof. Dr. Iltomar Siviero
Profª Me. Nilva Rosin

 

Assessores Previstos

Agostinho Both – Doutor em Gerontologia Social. Ex-professor UPF

Dalva Maria Pomatti – Doutora em Enfermagem. Ex-professora na UPF.

Daiane Trentin – Doutoranda em Enfermagem na UFSC.

Gervário Backes – Psicólogo, professor no IFIBE. Assessor de cursos na área de Psicologia.

Iltomar Siviero – Doutor em Filosofia, professor no IFIBE. Coordenador dos Cursos Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado do IFIBE.

Maicon Rossetto – Doutor em Filosofia. Professor no IFIBE e Pároco Paróquia Santa Teresinha.

Nilva Rosin – Mestra em Filosofia, professora no IFIBE. Coordenadora dos Cursos Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado do IFIBE.

Selina Dal Moro – Mestra em Educação. Professora no ITEPA.

 

Horários

O curso acontecerá nos sábados de manhã, início às 8:00 e término às 12:00hs.

 

Inscrições

Os/as interessados/as poderão fazer sua inscrição na secretaria da paróquia Santa Terezinha ou na secretaria do IFIBE (tarde e noite). Será necessário o preenchimento da Ficha de inscrição e a apresentação de cópia dos documentos de identificação pessoal (CPF e RG).

Prazo para inscrições de 01 de julho a 07 agosto de 2017.

 

Investimento

Cada cursista fará um investimento de R$ 300,00 (Trezentos reais). Pagamento em duas vezes de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

Inscrição e matrícula de Casais terá desconto de R$ 50,00 (cinquenta reais) cada.

 

Certificação

Os cursistas serão certificados como CURSO DE EXTENSÃO – MODALIDADE CURTA DURAÇÃO – COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO em ENVELHECIMENTO HUMANO, ESPIRITUALIDADE e CUIDADO, conforme carga horária frequentada no curso. Carga horário total: 42 horas.

 

Promoção

Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), instituição credenciada pelo MEC e mantida pelos Missionários da Sagrada Família.

 

Contato

Secretaria da Paróquia. Fone 54 3313-1128, com Aline.

Secretaria do IFIBE – Fone 54 30453277 com Ana Carolina.


Newsletter