Imprimir

Extensão | Atividades Filosóficas | Seminários Temáticos

Levinas e Educação (2007)


I Seminário Temático: II Seminário Internacional Levinas e Educação

 O II Seminário Internacional Levinas e Educação pretende dar continuidade às reflexões iniciadas durante o Seminário Internacional em Homenagem ao Centenário de Nascimento do Filósofo Emmanuel Levinas, realizado pela Universidade da Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul, RS, de 24 a 28 de abril de 2006. A promoção do evento se justifica porque:

1. Emmanuel Levinas (1906-1995) tem uma das contribuições mais significativas à filosofia. No seio do pensamento contemporâneo, inscreve suas reflexões como crítica consistente e criativa à herança moderna da subjetividade, propondo uma abordagem intersubjetiva que tem como núcleo definidor a noção de alteridade. Suas contribuições apresentam subsídios para ajudar a filosofia a aprofundar o diálogo com vários campos do conhecimento e de atuação. Neste sentido, considerando a importância de seu pensamento, o seminário propõe-se a aprofundar a reflexão sobre a relação da filosofia de Levinas com a educação.

2. A reflexão da relação do pensamento filosófico de Levinas com a educação pretende ser pautada à luz dos desafios que emergem dos direitos humanos. Neste sentido, quer reconhecer que os direitos humanos, mais do que um arcabouço jurídico, constitui-se num conteúdo ético e também pedagógico-político que pode orientar criticamente a construção de novas relações pedagógicas, sociais, políticas e culturais.

3. O aprofundamento das questões éticas, políticas e da interculturalidade, as relações entre elas e delas com a educação e os direitos humanos, na base do pensamento levinasiano, pretende abrir espaço para que temas-chave da prática educativa e da atuação sejam refletidos. Neste sentido, o Seminário, abrigará leituras diversas do pensamento de Levinas propostas por pesquisadores/as que se dedicam ao assunto no afã de ajudar a enfrentar questões fortes do tempo em que vivemos.

Para mais informações clique aqui.


Newsletter