Imprimir

Extensão | Atuação Sócio-cultural | Eventos

Conferência: Leonardo Boff


Conferência com o escritor Leonardo Boff

Destacando valores como convivência e espiritualidade, o teólogo Leonardo Boff palestrou para cerca de 500 pessoas na sexta-feira (26/08/05), em uma conferência que teve como tema "A construção da Feminilidade e Masculinidade". O público, que lotou o ginásio de esporte do Colégio Menino Jesus, surpreendeu-se com as palavras do professor, ressaltando os novos valores que estão acontecendo na vida das pessoas, como a valorização do feminismo. "Estamos vivenciando um novo tipo de relação entre homem e mulher.

Agora, estamos num caminho de colaboração e não de competição e concorrência", disse. Ressaltando a atual crise de identidade do homem, Boff explicou a valorização de figura feminina e disse que a mulher evoca no homem uma dimensão de sensibilidade. "A mulher está muito mais próxima do mistério de vida, é muito mais cooperativa". Leonardo Boff também falou sobre a igreja, religião , amizade e amor, além de relatar seu trabalho realizado há 25 anos no Centro de Defesa dos Direitos Humanos, no Rio de Janeiro, uma organização não-governamental. "Desenvolvemos inúmeros trabalhos em Petrópolis (RJ), como buscar o resgate de cidadania e a inserção de pessoas carente na sociedade."

Entre os projetos da ONG, estão programas de assessoria jurídica, atendimento a vítimas de violência e testemunhas ameaçadas, inclusão cultural, projetos de habitação, geração de emprego e o projeto Pão & Beleza, no qual a população que vive nasa ruas recebe alimentação , acesso a banho e corte de cabelo, além de diversos atendimentos que buscam a inclusão, com de R$ 1,00 por serviço.

Leonardo Boff é autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. Sua experiência na defesa dos direitos humanos é conhecida em todos os estados brasileiros. Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis. Foi um dos criadores da Teologia da Libertação e defensor da causa dos pobres e dos Direitos Humanos. Há 12 anos é professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Outras informações sobre o escritor no site www.leonardoboff.com.br.

A conferência ministrada pelo teólogo teve como entidades promotoras o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) de Passo Fundo.


Newsletter