Imprimir

Extensão | Atuação Sócio-cultural | Eventos

Debate: Filosofia e Política


Debate sobre filosofia e política na conjuntura brasileira

O IFIBE, preocupado com a crise política decorrente das denúncias de corrupção que marcam a conjuntura brasileira há mais de cem dias, promoveu debate sobre Filosofia e Política. O encontro ocorreu no dia 06 de setembro de 2005, das 19 às 21 horas no Auditório Enrique Dussel e teve como debatedor o doutor Castor Bartolomé Ruiz.

Em sua conferência o professor Castor procurou construir um olhar filosófico sobre a conjuntura atual, a partir de elementos da filosofia política e da ética. Destacou que a prática política atual não tem levado em conta o princípio da realização do bem comum pelo fato da falta de uma cultura do bem comum. Além disso, impera, na sociedade atual, um modelo de cultura de tolerância à corrupção e é comum concebermos meios políticos ilegítimos em defesa de fins legítimos, sem questionar o fato dos próprios meios corromper os fins, causando um esvaziamento da política. Diante deste panorama, o professor Castor propôs reconstruir a Res Pública, construir uma cultura da ética, delegar o mínimo e participar o máximo e reiventar a utopia.

O professor Castor é doutor em filosofia (2000) pela Universidade de Deusto, Espanha, com tese sobre “O poder do imaginário: A força transformadora e o poder instituinte do simbólico”. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNISINOS, tendo sua concentração na área de Ética e Filosofia Social e Política. É autor de várias obras no campo da filosofia. Publicou, em 2003, “Os Paradoxos do Imaginário” pela Editora Unisinos; e, em 2004, “Os Labirintos do Poder. O poder (do) simbólico e os modos de subjetivação”, pela Editora Escritos, e “Sociedade de Controle: gênese crítica e alternativas ético políticas”, pela Editora Nova Harmonia.

A conferência foi co-promoção com o Movimento pela Ética na Política e Centro Acadêmico João Berthier - CAJOB. Além de estudantes do IFIBE e outras instituições de Ensino, participaram pessoas da comunidade em geral bem como, das organizações da sociedade civil, das pastorais e demais interessadas em discutir o tema. Ao todo, estiveram presentes cerca de 70 pessoas.

Outras informações Fone: (54) 3045-3277 ou e-mail: ifibe@ifibe.edu.br.


Newsletter