Imprimir

Extensão | Atuação Sócio-cultural | Eventos

III Colóquio docente


III Colóquio de formação docente

O assessor, Volmir Brutscher apresentou a idéia de que em Paulo Freire não há cisão entre popular e acadêmico, visto que para ele o popular não é um adjetivo da educação e nem uma forma específica de fazer educação mas um conteúdo nuclear, uma concepção de educação. Identificou três aspectos que chamou de bases para a compreensão deste idéia geral: a) a noção de ser humano como consciente de sua inconclusão; b) a idéia de conhecimento como relação comunicativa; c) a idéia de educação como produção de sujeitos cognitivos e sociais através de um processo dialógico. Finalmente identificou algumas tensões entre o acadêmico e o popular.

Seguiu-se a exposição um debate entre os presentes que colocaram questões para a reflexão a partir das ponderações iniciais da assessoria.

O Colóquio reuniu docentes, discentes, formadores e convidados. Em seguida, às 20 horas, os participantes marcaram presença no Lançamento do Livro Educação e Conhecimento, de Volmir Brutscher, publicação da Editora IFIBE em parceria com o Instituto Paulo Freire.


Newsletter