Imprimir

Extensão | Atuação Sócio-cultural | Eventos

Prêmio IFIBE: ler e produzir


Prêmio IFIBE: ler e produzir

O IFIBE está lançando, junto à  Biblioteca Berthier o Prêmio IFIBE: ler e produzir.

Objetivo:
Incentivar os acadêmicos do curso de graduação do IFIBE à leitura de novos textos clássicos e à produção de resenhas  para o aprimoramento acadêmico e ampliação do dialógo filosófico com os mais variados autores e textos da história da filosofia.

Justificativa:
A Biblioteca Berthier conta hoje com um excelente acervo de obras clássicas da filosofia. Alguns textos, por não estarem inclusos na relação  dos textos básicos do curriculo acabam por não serem tão procurados ou melhor explorados pelos alunos. Desta forma, através deste prêmio, procura-se incentivar os alunos a romperem o círculo acadêmico e buscarem estudar os demais textos num processo de esclarecimento e autonomia. Nos 20 anos de história do IFIBE, muitos alunos já produziram inúmeros textos publicados pela revista da instituição (FILOSOFAZER), jornais locais ou mesmo nos demais periódicos correntes nacionais. A idéia do Prêmio Ler e produzir é uma estimativa diversa da lógica do estímulo X resposta ou da compensação.

Apresenta-se por sua vez esta iniciativa, como um ato de registro e um simbolismo da necessidade de incentivo à pesquisa filosófica no Brasil. Diferente de países que investem na pesquisa acadêmica e apresentam, por este motivo, um grande nível cultural entre os habitantes e consequentemente melhores condições de convivência no que tange ao respeito pelos direitos e pela dignidade humana entre os cidadãos, o Brasil está carente de cultura, de homens de pensamento e ação com o olhar crítico e construtivo no agir humano em sociedade. Séculos de história mostram a  influência dos pensadores na política, na economia, na cultura e na realização do ser humano enquanto pessoa. Por estes e inúmeros outros motivos favoráveis, é que entendemos viável, produtivo e necessário pequenos exercícios como este que resgatam o valor simbólico da importância de se buscar o que parece esquecido ou foi deixado à margem por ideologias de época, de se  criar espaços de encontro de amigos da sabedoria em tempos de busca por fontes de saber.

Metodologia:
O prêmio Ler e Produzir não tem o escopo da competividade mas da produtividade, de modo que todos os alunos poderão recebê-lo.

Foram selecionados alguns títulos (relação anexa) da Biblioteca Berthier sendo que cada título poderá ser escolhido por apenas um aluno e submetido ao prêmio apenas uma vez.

O prêmio consiste num certificado e nos títulos publicados até então da coleção diá-lógos (5 volumes), dado pelo IFIBE ao aluno que produzir até 3 (três) resenhas dos títulos disponíveis no prazo de 4 (quatro) meses a partir da publicação deste.

Os alunos ainda podem optar por escrever apenas uma ou duas resenhas, sendo que para cada resenha elaborada terá direito a escolher um volume da coleção diá-lógos, não recebendendo no entanto certificado do Prêmio Ler e Produzir.

As resenhas deverão ser entregues à Coordenação da Biblioteca Berthier em uma cópia digitada de acordo com as normas da ABNT e uma cópia digitalizada em disquete ou enviada para o e-mail: biblioteca@ifibe.edu.br .

Na entrega das resenhas o aluno assinará um termo de responsabilidade autoral da produção e passará os direitos de publicação à Editora IFIBE.

As resenhas serão submetidas à avaliação do SESUP para avaliação e aprovação. Sendo aprovadas o aluno receberá a obra escolhida.

Todas as resenhas aprovadas pelo SESUP serão publicadas na biblioteca virtual na página do IFIBE: http://www.ifibe.edu.br. A Editora IFIBE se reserva o direito de manter as resenhas em seu banco de dados para possíveis publicações futuras na Revista Filosofazer.

Os alunos que optarem por escrever as três resenhas poderão entregá-las até o dia 25 de novembro de 2005. Sendo que os certificados do prêmio Ler e Produzir bem como a coleção diá-lógos serão entregues aos alunos em sessão solene no auditório Enrique Dussel, em data a ser definida. Caso algun aluno do terceiro ano que realizou a leitura das trê obras e produziu as três resenhas até a data da defesa da sua monografia, se o preferir, poderá receber o prêmio após da defesa publica do seu trabalho de conclusão do curso.

Serão desclassificados os trabalhos avaliados pelo SESUP como insuficientes para serem considerados uma boa resenha; também os trabalhos que se comprove plágio, sendo os responsáveis por estes encaminhados às devidas sanções legais conforme as leis de direito autoral e propriedade intelectual.


Newsletter