Imprimir

Extensão | Atuação Sócio-cultural | Eventos

Produção e Interpretação de Textos


Projetos incentivam produção e interpretação de textos

O Serviço de Suporte Pedagógico (SESUP), encarregado de orientar discentes na superação de dificuldades de aprendizagem e no apoio pedagógico, depois de diagnóstico junto aos discentes e de discutir com a comunidade acadêmica, organiza, em conjunto com o Centro Acadêmico João Berthier (CAJOB), projetos de produção e interpretação de textos.

Crônicas filosóficas
O projeto visa mobilizar os/as discentes para a produção de crônicas com abordagem filosófica sobre temas diversos durante o segundo período letivo.

As crônicas serão produzidas pelos/as discentes em dias determinados e sobre temas sugeridos pela coordenação do projeto e divulgados com antecedência de oito dias da data da sua realização. Nas datas determinadas, na primeira meia hora do horário regular de aulas, os/as discentes serão convidados/as a produzir uma crônica. As produções serão recolhidas e, através de sorteio em número proporcional ao de alunos/as de cada turma, terão redação revisada por professores/as. Em cada mês a coordenação selecionará as quatro melhores que serão publicadas no site do IFIBE, sendo que uma delas será enviada para jornais diários da cidade como proposta de publicação. As temáticas serão divulgadas com antecedência de uma semana da data da confecção junto com subsídios para leitura preparatória.

A coordenação do projeto é de responsabilidade da professora Me. Nilva Rosin e dos acadêmicos Eberson Fontana e Anderson Faenello (ambos da coordenação do CAJOB).

O cronograma para elaboração das crônicas é o seguinte

Data

Tema

Professores

30/07/08 – 4ª

Oficina sobre produção de crônica (1 hora)

Paulo, Nilva e Valdevir

28/08/08 – 5ª

Aniversário da Lei da Anistia

Julio, João e Robinson

03/10/08 – 6ª

Eleições Municipais

Robinson, Julio, Irio

28/10/08 – 3ª

Crise Econômica

Alexander, Nilva, Paulo

24/11/08 – 2ª

Dia Mundial da Filosofia

Paulo, João, Iltomar

Para mais informações clique aqui.

Interpretação de texto
O projeto visa mobilizar os/as discentes para a importância da leitura e interpretação de textos filosóficos diversos e será realizado durante o segundo período lletivo.

Consiste na leitura e interpretação de trechos de textos filosóficos clássicos selecionados. Nas datas determinadas, durante o horário regular de aulas, os/as docentes e discentes serão convidados a ler e interpretar os textos propostos. O docente ficará encarregado de coordenar a atividade e de fazer uma breve síntese dos comentários interpretativos e entregar à coordenação do projeto em até uma semana depois da sua realização. As cópias dos textos selecionados serão disponibilizadas com antecedência para leitura preparatória. Os comentários serão publicados no site do IFIBE.

A coordenação do projeto é de responsabilidade do professor Me. Paulo César Carbonari e dos acadêmicos Giovani Momo e Vergílio Moro (ambos da coordenação do CAJOB).

O cronograma e os textos são os seguintes

Data

Textos – Fragmentos

Professores

11/08/08 – 2ª

Parmênides. Fragmento

Paulo, João e Iltomar

16/09/08 – 3ª

Sto. Anselmo. Proslogio

Alexander, Nilva, Paulo

17/10/08 – 6ª

Hume. Investigação

Robinson, Júlio/Irio e André

13/11/08 – 5ª

Mill. Utilitarismo

Julio, João e Robinson


Newsletter