Imprimir

Extensão | Atuação Sócio-cultural | Eventos

Arte e filosofia


Recital de Música Erudita

Dia 7 de junho de 2010, as 19h, no Auditório Enrique Dussel

Música: Minueto V
Autor: Johann Sebastian Bach
Período: Barroco

Música: Prelúdio à Bachiana Brasileira No. 4
Autor: Heitor Villa-Lobos
Período: Moderno

Obs.: As duas músicas serão executadas em piano solo por Rafael Martini, acadêmico do terceiro nível do Curso de Filosofia do IFIBE.

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Foi um grande organista e compositor alemão. É tido como o maior compositor do estilo Barroco. A maioria de suas obras reflete uma grande profundidade intelectual, uma expressão emocional profunda e, sobretudo, um grande domínio técnico. Era considerado um virtuoso do órgão, mas suas composições eram consideradas antiquadas e carentes de criatividade. Seu ápice como compositor encontra-se na obra do gênero da fuga chamada O Cravo Bem Temperado, composta por 48 prelúdios e fugas.

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música. Considerado um dos maiores expoentes da música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista onde incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas. Em suas primeiras composições foi influenciado pelo romantismo francês da escola de Frank e pelos impressionistas. Contudo, jamais defendeu ou se enquadrou em nenhum movimento. Compôs uma série entitulada Bachianas Brasileiras de modo a ser considerado responsável por um período chamado de “neo-barroco”.


Newsletter