Imprimir

Extensão | Atuação Sócio-cultural | Filosofia nas Comunidades | Edições Anteriores

2005


A Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) e a Faculdade Meridional (IMED) estão organizando um projeto interinstitucional de extensão sobre o Referendo do Desarmamento.

O lançamento do projeto ocorreu no dia 08 de setembro, às 19 horas, no Auditório Enrique Dussel (R. Senador Pinheiro, 350) No lançamento foi realizado um momento de informação sobre o Referendo feito pelo professor Jair Andrade (CDHPF/IMED) e uma conferência sobre a importância do Referendo para o fortalecimento da democracia direta, proferida pelo Dr. Rodrigo Bortoli, juiz em Tapera, RS. Em seguida realizou-se um debate sobre o Desarmamento: sim ou não? com a presença do professor Paulo César Carbonari (MNDH/IFIBE) e da advogada Patrícia Alovisi, secretária da OAB Passo Fundo. O público presente pode manifestar suas posições e esclarecer suas dúvidas com os palestrantes.

O Projeto de Extensão consiste na realização de debates de esclarecimento sobre o referendo. O objetivo principal é oferecer subsídios para que a comunidade conheça as principais posições em torno do assunto e, de modo especial, sobre a importância de participar do referendo como forma de exercício da democracia direta prevista na Constituição Federal. A proposta é realizar um encontro com duração de uma hora, sendo que, na primeira parte será apresentado o referendo, sua importância e organização e as principais opiniões favoráveis ao Sim e ao Não e, na segunda parte, abre-se espaço para que os presentes discutam sobre o tema do desarmamento.

As instituições promotoras do projeto coordenarão as exposições e o debate com material didático apropriado e a instituição que acolhe o debate providencia a sala, divulga o evento e reúne o público. Para agendar a atividade as instituições interessadas devem entrar em contato com a Comissão de Direitos Humanos, informando os dias e horários de seu interesse.

Para o desenvolvimento do projeto, O IFIBE e o IMED estão selecionando alunos que coordenarão os debates. Os alunos serão acompanhados por professores e por lideranças da Comissão de Direitos Humanos.

Data

Atividade

08/09 – Noite

Seminário de Lançamento – Debate sobre Referendo

09/09

Publicação de Reportagem – Jornal Diário da Manhã

09/09

Publicação de Artigo "Desarmamento: Sim!" em www.referendosim.com.br

16/09 – Tarde

Seleção dos Alunos para o Projeto – IFIBE

17/09 – Manhã

Debate Rádio Uirapuru

23/09 – Noite

Oficina de Capacitação Alunos do Projeto

23/09

Publicação de Artigo de Opinião – Jornal Zero Hora

24 e 25/09

Publicação de Entrevista – Jornal O Nacional

25/09 – Noite

Debate Rádio Planalto

26/09

Publicação de Artigo "Homens de bem?" em www.referendosim.com.br

26/09

Entrevista para Jornal PraLer – Fac. Jornalismo UPF

26/09 – Manhã

Oficina Escola Municipal Wolmar Salton - 7ª e 8ª Séries

26/09 – Tarde

Oficina Escola Municipal Antonino Xavier - 5ª e 6ª Séries

26/09 – Noite

Oficina Escola Estadual Protásio Alves - Ensino Médio

27/09 – Tarde

Oficina Articuladoras Paroquiais da Cáritas Diocesana

27/09 – Noite

Oficina Escola Estadual Protásio Alves - Ensino Médio

28/09 – Manhã

Entrevista Rádio Diário da Manhã AM

28/09 – Tarde

Gravação Programa TV Guaraci Teixeira (Ao ao dia 03/10)

28/09 – Noite

Oficina Escola Estadual Ana Luiza – Ensino Médio

28/09 – Noite

Oficina Escola Círculo Operário – Comunidade Escolar

29/09 – Noite

Oficina Escola Municipal Antonino Xavier – NEEJA e Ensino Médio

30/09 – Manhã

Oficina Escola Municipal Antonino Xavier – Ensino Médio

30/09 – Manhã

Oficina Escola Estadual Ana Luiza – Ensino Médio

01/10 – Tarde

Oficina Pré-Vestibular Comunitário

03/10 – Noite

Oficina Escola Estadual Maria Dolores - NEEJA

04/10 – Manhã

Oficina NEEJA

04/10 – Manhã

Oficina Escola Bom Conselho - Ensino Médio

04/10 – Manhã

Entrevista Rádio Diário da Manhã AM

04/10 – Tarde

Oficina NEEJA

04/10 – Tarde

Oficina Promotoras Legais Populares

04/10 – Noite

Oficina NEEJA

05/10 – Manhã

Oficina E.M. Georgina Rosado - Ensino Fundamental

07/10 – Manhã

Oficina Escola Estadual Cecy Leite Costa – Ensino Médio

10/10 – Tarde

Oficina Adolescentes da Socrebe

11/10 – Noite

Oficina E.M. Prof Arno Otto Kiehl - Ensino Fundamental

11/10 – Noite

E.E Mário Quintana - Ensino Médio e EJA

13/10 – Manhã

Oficina Escola Notre Dame - Ensino Médio

13/10 – Manhã

Oficina E.E. Fagundes dos Reis - Ensino Médio

13/10 – Noite

Oficina E.E. Fagundes dos reis - Ensino Médio

14/10 – Manhã

Oficina Escola Notre Dame - Ensino Médio

14/10 – Manhã

Oficina E.E. Fagundes dos Reis - Ensino Médio

14/10 – Noite

Oficina E.E Cardeal Arcoverde - Ensino Médio

14/10 – Noite

Oficina E.E. Fagundes dos reis - Ensino Médio

17/10 – Manhã

Oficina E.E. Nicolau Araújo Vergueiro - Ensino Médio

17/10 – Noite

Oficina E. E. Nicolau Araújo Vergueiro - Ensino Médio

18/10 – Manhã

Oficina Instituto Educacional (IE) - Ensino Médio

18/10 – Manhã

Oficina Escola Notre Dame - Ensino Médio

18/10 – Noite

Oficina E.E. Cardeal Arcoverde - Ensino Médio

Para maiores informações e para agendar debates nas escolas, comunidades ou igrejas, contatar a Comissão de Direitos Humanos que atende de segunda à sexta, das 14:00 às 18:00 hs pelo fone 313-2305 ou pelo e-mail cdhpf@berthier.com.br

Relatório de Atividades - Preliminar

Contextualização
O Projeto Interinsitucional de Extensão – Referendo sobre Desarmamento foi desenvolvido com diversas atividades entre os dias 08 de setembro, quando foi lançado, e o dia 18 de outubro, quando ocorreu a última Oficina.

O projeto compreendeu atividades nos seguintes formatos: Seminário de debate e informação (no lançamento); elaboração e publicação de artigos de opinião tanto em veículos impressos locais e estaduais, quanto em veículos eletrônicos locais e nacionais; participação em debates radiofônicos e televisivos em veículos locais; e, especialmente, através da realização de Oficinas em escolas e com lideranças comunitárias.

O Projeto teve uma coordenação interinstitucional com tarefas e responsabilidades definidas, cabendo à Comissão de Direitos Humanos o agendamento das Oficinas e a escalação dos alunos e professores para sua facilitação e acompanhamento. Às instituições de ensino coube a oferta de alunos facilitadores, professores para acompanhamento, recursos logísticos de transporte e material pedagógico e impresso. Durante a implementação do projeto foram realizadas atividades de avaliação e monitoramento, além de momentos de capacitação direta e de suporte às ações.

Participaram da coordenação do Projeto: Prof. Paulo César Carbonari (IFIBE), Prof. Jair Andrade (IMED), Márcia Carbonari (CDHPF). Também atuaram no suporte das oficinas os professores Edílson Frey (IFIBE), Iltomar Siviero (IFIBE), Vinícius Capellari (IMED) Eduardo Capellari (IMED), além de lideranças da Comissão de Direitos Humanos (Alessandra Schneider, Luciane Zanella, Volmir Brutscher e Nei Pies, entre outros). Participaram também os seguintes alunos: a) IFIBE: Aderson José da Silva, Alex Durães Barbosa, Darcio Eckler, Jaime André Kaufmann, Janete Gomes, Nara Aparecida Peruzzo e Felipe de Bona (Graduação em Filosofia) e Rosângela Borges e Luthiana Demarchi de Oliveira (Especialização em Direitos Humanos); b) IMED: Tibiriçá Carvalho, Valdir, Eva Valéria Lorenzato, Tiago e José Valmir Silveira (graduação em Direito). Todos os participantes do Projeto serão certificados por participação em atividade de extensão.

O projeto foi noticiado na imprensa escrita nas seguintes ocasiões: 1) “Grupos vão debater o Referendo do Desarmamento nas escolas de Passo Fundo”, Jornal Diário da Manhã, Conexão (circula em Passo Fundo, Erechim e Carazinho), de 09/09/2005, reportagem com o coordenador geral da CDHPF, Valdevir Both; 2) “Desarmamento”, Jornal Zero Hora – Informe do Ensino, p. 44, com notícia curta sobre o projeto, publicada em 07/10/2005; c) “Alunos que ainda não votam debatem sobre o referendo”, Jornal Diário da Manhã, Passo Fundo, de 21/10/2005, reportagem sobre oficinas do Projeto realizadas na Escola Notre Dame.

O presente relatório procura condensar as principais atividades, com indicação de breve resumo de cada uma delas. Concentra-se sobretudo nas atividades coordenadas e executadas pelo IFIBE, por isso, ainda não é o relatório final.

Descrição e Memória das Atividades Realizadas

1. SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO PROJETO
DATA: 08/09/2005 – 19 às 22:30 hs
LOCAL: Auditório Enrique Dussel – IFIBE
RESPONSÁVEL: Coordenação do Projeto
PÚBLICO: Estudantes do IFIBE e do IMED, lideranças comunitárias e sociais (+/- 150 pessoas)
RESUMO: Apresentação e lançamento do projeto, exposição sobre o Referendo (Jair Andrade) e sobre sua importância para o fortalecimento da democracia (Juiz Rodrigo Bortoli) e debate sobre posições: Não (Patrícia Alovisi) e Sim (Paulo César Carbonari).

2. PUBLICAÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO – Sítio Referendo Sim
DATA: 12/09/2005
LOCAL: Sítio Referendo Sim – da Frente Parlamentar por um Brasil Sem Armas
RESPONSÁVEL: Paulo César Carbonari
PÚBLICO: Visitantes do Sítio, Animadores da Campanha pelo SIM
RESUMO: O artigo é o esboço da intervenção realizada no debate de lançamento do projeto. Trabalha três pressupostos para votar sim: “Desarmamento e Violência”; “Desarmamento e Direitos Humanos”, e “Desarmamento e Cultura de Paz”. O artigo está disponível no seguinte endereço: www.referendosim.com.br/publique/media/manifesto_direitos_humanos,pdfO mesmo artigo foi publicado no Sítio do IFIBE (www.ifibe.edu.br) e também nas cartas de mobilização sobre o referendo publicadas pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos, Brasília, DF.

3. PROCESSO SELETIVO DOS ALUNOS
DATA: 16/09/2005 – 20 hs
LOCAL: IFIBE – Coordenação Pedagógica
RESPONSÁVEL: Paulo César Carbonari
PÚBLICO: Alunos interessados
RESUMO: Inscreveram-se sete alunos da graduação e um aluna da Pós em DH. Todos foram aprovados para participar do projeto

4. DEBATE RADIOFÔNICO – Rádio Uirapuru
DATA: 17/09/2005 – 9 às 11 hs
LOCAL: Rádio Uirapuru – Programa Sem Segredo (Luciano Azevedo)
RESPONSÁVEL: Paulo César Carbonari
PÚBLICO: Ouvintes do Programa
RESUMO: Participaram do debate, além de Paulo César Carbonari (defendendo SIM), o advogado Osmar Teixeira (defendendo NÃO). Participaram 20 ouvintes através de ligações, todas se posicionaram pelo não (porém ressaltaram que têm arma).

5. OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE ALUNOS
DATA: 23/09/2005 – 19 às 22:30 hs
LOCAL: Sala 6 do IMED
RESPONSÁVEL: Coordenação do Projeto
PÚBLICO: Alunos selecionados pelo projeto
RESUMO: Na oficina fez-se a apresentação do projeto, seus objetivos e metodologia, além de um esclarecimento sobre o conteúdo a ser abordado nas oficinas nas escolas e comunidades. Coordenaram: Jair Andrade (IMED), Paulo César Carbonari (IFIBE) e Valdevir Both (CDHPF).

6. PUBLICAÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO – Jornal Zero Hora
DATA: 23/09/2005
LOCAL: Jornal Zero Hora – Coluna de Opinião – pág. 17
RESPONSÁVEL: Paulo César Carbonari
PÚBLICO: Leitores do Jornal
RESUMO: Artigo “Homens de bem?” que reflete sobre pressupostos éticos para votar sim no referendo. O jornal publicou na mesma página artigo do Secretário de Segurança do RS defendendo o Não. O mesmo artigo foi publicado em Jornal Pequeno, São Luiz, MA, 07/10/2005, p.2; no Jornal O Imparcial, São Luiz, MA, de 06/10/2005, p.4.

7. ENTREVISTA PARA JORNAL – O Nacional
DATA: 23/09/2005 – 16 hs
LOCAL: Por telefone para jornalista Marcelo – Jornal O Nacional
RESPONSÁVEL: Paulo César Carbonari
PÚBLICO: Leitores do Jornal
RESUMO: Entrevista sobre motivações para o SIM. Publicada na edição do Jornal de 24 e 25/09/2005 em matéria somente sobre este tema.

8. PARTICIPAÇÃO EM DEBATE RADIOFÔNICO – Rádio Planalto AM
DATA: 25/09/2005 – 20 às 22 hs
LOCAL: Rádio Planalto AM – Programa Espaço 730 (Patric Cavalcanti)
RESPONSÁVEL: Paulo César Carbonari
PÚBLICO: Ouvintes do Programa
RESUMO: O debate discutiu o tema do referendo. Participaram, defendendo SIM, Paulo César Carbonari e Dr. Daniel Viunisky; defendendo NÃO, Dr. Paulo Cavalcanti e Ver. Aristeu Dalla Lana. A participação dos ouvintes registrou 19 ligações, das quais somente uma se posicionou pelo sim. Programa divulgou o Projeto e o telefone para quem estiver interessado em marcar atividades.

9. ENTREVISTA PARA JORNAL – Pra Ler – Comunicação UPF
DATA: 26/09/2005 – 10 às 10:40 hs
LOCAL: Sala de Reuniões do IFIBE
RESPONSÁVEL: Paulo César Carbonari
PÚBLICO: Leitores do Jornal “PraLer” do Curso de Jornalismo da UPF
RESUMO: A entrevista foi feita por Gabriela Wilig, estudante do Curso de Jornalismo da UPF, para ser publicada no Jornal do Curso de Jornalismo “PraLer”, nº 4, Out 2005, p.3.

10. PUBLICAÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO – Na Internet
DATA: 26/09/2005
LOCAL: Sítio Referendo Sim – da Frente Parlamentar por um Brasil Sem Armas
RESPONSÁVEL: Paulo César Carbonari
PÚBLICO: Visitantes do Sítio, Animadores da Campanha pelo SIM
RESUMO: Trata-se da publicação de artigo “Homens de bem?” já publicado por Zero Hora. O mesmo artigo foi publicado pelo Sítio do IFIBE, por Adital, Agência de Informações para América Latina, Fortaleza, CE, no Blog Shopping Brazil, de São Luiz; Cidadania na Internet, Brasil News, “Desarmamento? É hoje. Pense bem...Opiniões de Lula, Fleury, Jungmann, Roberto Romano, Carbonari e da Veja”, o artigo é comentado em mmais.com.br.

11. ENTREVISTA RADIOFÔNICA – Radio Diário da Manhã AM
DATA: 28/09/2005 – 9:30 às 10:00 hs
LOCAL: Rádio Diário da Manhã AM – Programa Realidade
RESPONSÁVEL: Paulo César Carbonari
PÚBLICO: Ouvintes do Programa
RESUMO: A entrevista teve cunho informativo sobre o referendo, o Estatuto do Desarmamento e sobre a importância da participação popular. Ao final o entrevistado manifestou sua posição pelo sim, centrando no argumento de que para combater a violência prefere defender uma política pública de segurança e novas formas de mediação comunitária dos conflitos às armas.

12. ENTREVISTA PARA PROGRAMA DE TV
DATA: 28/09/2005 – 14 às 14:30 hs
LOCAL: Estúdio Guaraci Teixeira – Galeria Mazzoleni – Sala 703
RESPONSÁVEL: Paulo César Carbonari
PÚBLICO: Ouvinte do Programa Guaraci Teixeira – TV Pampa
RESUMO: O programa de entrevista de 20 min foi gravado para ser colocado no ar provavelmente no dia 03/10. O entrevistador levantou questões gerais sobre o Referendo e sobre a posição SIM.

13. ENTREVISTA RADIOFÔNICA – Rádio Diário da Manhã AM
DATA: 04/10/2005 – 10:30 às 10:50 hs
LOCAL: Rádio Diário da Manhã AM – Programa DM Revista (para P.Fundo e Carazinho)
RESPONSÁVEL: Paulo César Carbonari
PÚBLICO: Ouvintes do Programa (re-transmitido pela Diário da Manhã AM de Carazinho)
RESUMO: Programa de variedades apresentado por Taís Rizzoto. Atinge toda a região. Perguntas gerais sobre a importância do referendo e os motivos para votar Sim. Entrevista de 20 min.

14. PUBLICAÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO – Jornal Diário da Manhã
DATA: Publicado em 18/10/2005, p. 2
LOCAL: Jornal Diário da Manhã – Passo Fundo.
RESPONSÁVEL: Paulo César Carbonari
PÚBLICO: Assinantes e leitores do Jornal
RESUMO: Artigo defendendo o desarmamento articulando o assunto a uma perspectiva de política de segurança pública, cujo título é “Desarmamento e Violência”.

15. OFICINAS EM ESCOLAS E COMUNIDADES
DATA: Várias datas e Vários Turnos (Ver lista em anexo)
LOCAL: Diversas Escolas Estaduais, Municipais, Privadas e Assistenciais (20 ao todo).
RESPONSÁVEL: Coordenação do Projeto e Alunos/as Selecionados (7 alunos da graduação em filosofia do IFIBE e 2 da Especialização em Direitos Humanos e mais 4 alunos da graduação em direito do IMED. As oficinas foram acompanhadas por professores e lideranças da Comissão de Direitos Humanos, envolvendo, além da coordenação, mais pelo menos 6 pessoas.
PÚBLICO: Foram realizadas 47 Oficinas, atingindo um público total de 2.282 pessoas, sendo 1535 feminino (67,30%) e 747 masculino (32,70%). Do total de participantes, 1576 (69%) são do Ensino Médio, 478 (21%) do Ensino Fundamental, 173 (7,60%) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 55 (2,4%) Lideranças Comunitárias.
RESUMO: As atividades foram realizadas seguindo roteiro previamente organizado, sendo que iniciavam com apresentação dos facilitadores e das instituições promotoras. Em seguida era feita uma motivação com esclarecimento sobre a natureza do referendo e sua importância para o fortalecimento da democracia. O passo seguinte era uma exposição breve de seis argumentos de cada uma das frentes (extraídos dos sítios de cada uma das Frentes na Internet). Em seguida às exposições, foram realizados debates abertos com intervenções dos participantes interagindo com os facilitadores. Material de apoio em lâminas e em data show foi utilizado, além de material impresso sobre o referendo, distribuído a todos os participantes.

Passo Fundo, 24 de outubro de 2005.

Prof. Paulo César Carbonari
Coordenador Geral do Projeto


Newsletter