Imprimir

Extensão | Atividades Formativas | Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado | Porto Alegre

1ª Edição


Apresentação

A iniciativa do curso nasceu em consonância com os desafios e transformações da vida na contemporaneidade. A elevação da longevidade humana é um tema que preocupa em escala mundial. A realidade dos países europeus chegou até o Brasil. Segundo dados fornecidos pelo IBGE e levantamento preliminar feito pelo IFIBE junto às congregações religiosas, o envelhecimento humano é um tema de urgência. Pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos 10 anos a população idosa, em nível geral, dobrou. Hoje temos cerca de 12,5% da população acima de 60 anos, mas até 2060 chegaremos uma estimativa próxima de 30% de idosos do total geral da população brasileira, o que significa um número próximo de 60 milhões de pessoas. Em termos populacionais, teremos mais idosos que crianças e jovens abaixo de 15 anos. Em relação às congregações religiosas, pelo levantamento preliminar do IFIBE, o dado é ainda mais preocupante, sério e de extrema urgência. A maioria das congregações religiosas apresentam um percentual de mais de 50% de seus membros com idade acima de 60 anos, sendo que algumas chegam a alcançar até 80%. Essa realidade exige atenção e preparo para atender as múltiplas e desafiantes tarefas do cuidado de pessoas idosas. Por essa razão já estaria justificado a necessidade de qualificação para atender essa realidade desafiante e crescente. Frente a este contexto, interessa ao IFIBE oferecer uma formação proativa, diferenciada e ampla, oportunizando aos cursistas e cuidadores/as subsídios e competências para o cuidado com pessoas idosas de forma integral.


A realização Curso sobre Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado, visa, de modo direto, aprofundar e repensar aspectos da Vida Religiosa, Presbiteral e também leiga frente à elevação da longevidade humana. Colabora, portanto, com o presente e o futuro da Igreja, considerando a importância de religiosos/as e presbíteros no âmbito de propagação da sua missão. O curso aprofunda o sentido e o fundamento da existência humana e, sobretudo, provoca as instituições a começarem um processo de planejamento de ações que introduzam a preparação de recursos humanos para as comunidades e congregações religiosas com vistas à educação e ao atendimento do envelhecimento e da velhice, a fim de garantir a centralidade nas pessoas e na conquista de sua cidadania, de saúde, de inserção social, de maturidade espiritual e proteção em situação de vulnerabilidade dos idosos religiosos e em geral. Em linhas gerais, o curso pretende oferecer elementos de aprofundamento pessoal no tema e qualificar recursos humanos das instituições responsáveis pelo bem-estar espiritual, humano, social, saudável, superando os limites históricos, a fim de produzir convencimento e ações institucionais que garantam melhores condições culturais e técnicas em atenção às ações preventivas e curativas em todo o ciclo de vida e em todas as idades em vista de melhor preparo para a velhice que afeta a todos/as.


O IFIBE, pelo acúmulo e experiências realizadas em Brasília junto com o Centro Cultural Missionário (CCM), curso em etapas de Passo Fundo (RS) e curso intensivo nas regionais da CRB, está disposto a contribuir nesta reflexão, colaborando na ressignificação da ocupação e missão da pessoa idosa e na qualificação do atendimento das emergências gerontológicas que se afloram com a idade. Se existe perplexidade diante das demandas do crescimento no âmbito das congregações e presbíteros, por outro lado, é uma oportunidade para se transformar em soluções qualificadas através de uma nova educação, formação e de costumes sociais e religiosos mais adequados. O corpo, as funções mentais e espirituais, a identidade existencial e social dos mais velhos podem expressar-se em caminhos já delineados e outros em formação. As casas de longa permanência poderão expressar-se de uma maneira mais interessante pelo aprendizado coletivo e dessa maneira organizar de maneira exemplar esta nova etapa do ciclo de vida. O curso tem a pretensão de contribuir para a efetivação destas intenções. O potencial de desenvolvimento na longevidade se manifesta pelas mediações. Projetos de antecipação histórica com a intenção de flexibilização das relações e ocupações humanas podem contribuir para uma nova ética comprometida com os desafios do nosso tempo e com vida dos idosos (diretamente).

Objetivos

Aprofundar a relação entre envelhecimento humano, espiritualidade e saúde, oportunizado maior conhecimento no tema, maturidade pessoal, planejamento em vista da ocupação/missão, além de oferecer elementos para a qualificação técnica no cuidado com idosos/as nas casas de longa permanência de Religiosos/as e em geral.

Público

O curso destina-se aos Religiosos/as vinculados/as às diversas Congregações Religiosas, Clero Diocesano, Cuidadores nas Casas de Longa Permanência e demais pessoas interessadas no aprofundamento do tema.

Vagas

O Curso disponibiliza 50 vagas. A prioridade será garantida mediante a ordem de inscrição.

Local

As atividades serão realizadas na Casa Santa Teresa (das Irmãs Salesianas)
Endereço: Rua Gonçalo de Carvalho, 390 – Bairro Moinhos de Vento, cidade de Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3311-4090
Email: renata@salesianassbp.com.br
Referência: A Casa fica perto do Hospital Moinhos de Vento e atrás do Shopping Total. Neste local há hospedagem e refeições, sendo que os custos serão arcados por cada participante.
Como chegar ao local: Do centro pegar o ônibus Auxiliadora, no mercado Público ou na praça da Santa Casa. Da rodoviária: indo a pé, leva-se uns 10 minutos; de táxi o custo é aproximadamente R$ 12,00 (12 reais). Do Aeroporto Salgado Filho: Ônibus T5 – Descer em frente ao Shopping Total.

Conteúdo

Veja o programa completo

Iª Etapa - Fundamentos e teorias do envelhecimento humano
Data - 26 a 30 de abril de 2017
• Envelhecimento Humano: contexto, desafios e perspectivas
• Existência, Trabalho e Ócio: dilemas e formas de ocupação do idoso/a (religioso e em geral)
• Envelhecimento Humano face à dimensão psicológica
• Envelhecimento Humano: aspectos sociais e fisiológicos

IIª Etapa - Envelhecimento Humano e espiritualidade
Data - 09 a 13 de agosto de 2017
• Envelhecimento Humano e Espiritualidade: contribuições da visão cristã
• Envelhecimento Humano e Mística: fonte de vida e nova forma de vivência na velhice
• Envelhecimento Humano, Espiritualidade, fé e saúde

IIª Etapa - Envelhecimento humano, saúde e cuidado
Data - 25 a 29 de outubro 2017
• Envelhecimento Humano e Clínica Geriátrica: saúde do idoso/a
• A arte de cuidar: o cuidado e o cuidador
• Qualidade de vida no Envelhecimento Humano

Horários

O curso será desenvolvido nos turnos da manhã e tarde, com horário previsto para início às 08:00hs e término às 17:30hs, exceto no primeiro dia que começa às 13:30 e no domingo que termina às 12:00hs. Atividades à noite serão por indicação dos assessores/as e por livre adesão dos/as participantes.

Assessores Previstos

Deisi Toniazzo (Farmacêutica – Especialista em Farmácia Clínica. Irª São José Chamberry)
Estevão Raschietti - Mestre em Teologia. Assessor da VRC. Padre Xaveriano
Helenice M. Scortegagna (Enfermeira - Doutora em Enfermagem. Professora na UPF)
Iltomar Siviero (Filósofo - Doutor em Filosofia. Professor no IFIBE)
Itacir Brassiani (Teólogo. Mestre em Teologia. Assessor VRC e Padre dos Missionários da Sagrada Família)
Liamara Wibelinger (Fisioterapeuta - Doutora em Gerontologia Bio-médica. Professora na UPF)
William Cesar Castilho Pereira (Psicólogo. Doutor em Psicologia. Professor na PUC Minas e ISTA
Marilene R. Portella (Enfermeira - Doutora em Enfermagem. Professora na UPF)
Nilva Rosin (Filósofa - Mestra em Filosofia. Professora no IFIBE. Irª São José Chamberry)
Silvana Momm Crusius (Geriatra - Mestra em Geriatria. Professora na UPF)

Metodologia

O Curso será desenvolvido em três etapas, sendo que para cada uma delas destina-se o tempo de uma semana intensiva. A organização metodológica se dará por abordagens temáticas, a partir do entrelaçamento entre envelhecimento humano, espiritualidade e cuidado. Cada etapa concentra a abordagem de um foco de discussão. A primeira visa aprofundar os fundamentos do envelhecimento humano; a segunda vida aprofundar e qualificar a forma de ocupação do idoso, tendo como conceito-chave a espiritualidade; e a terceira visa aprofundar os elementos essenciais da saúde e do cuidado da pessoa idosa. Neste sentido, o curso contempla o conhecimento acerca do tema e a proposição de ações e cuidados necessários para uma velhice sadia e pessoalmente integrada. As etapas serão desenvolvidas do seguinte modo: I Etapa – 26 a 30 de abril de 2017; II Etapa – de 09 a 13 de agosto de 2017; III Etapa de 25 a 29 de outubro de 2017. Em todas as etapas, atividades serão desenvolvidas nos turnos manhã e tarde, sendo que no todas as etapas iniciam no turno da tarde (quarta-feira) e se encerram no final da manhã (domingo). Será mesclada metodologia de trabalho expositivo, dialogado, trabalhos de grupos, entre outras formas que os/as assessores/as julgarem conveniente. Cada participante poderá obter cópia de todos os arquivos do curso, bastando trazer consigo pendrive para tal.

Coordenação Geral

Iltomar Siviero e Nilva Rosin

Inscrições

Os/as interessados/as farão sua inscrição no IFIBE ou via e-mail ifibe@ifibe.edu.br, ou crbpoars@terra.com.br através do preenchimento e  envio de formulário próprio e a apresentação de cópia dos documentos de identificação pessoal (CPF e RG).

Prazo inscrições poderão ser feitas de 01 de dezembro de 2016 a 03 de abril de 2017.

Homologação

A homologação dos inscritos será feita pela Coordenação do Curso no dia 04 de abril de 2017 a partir do seguinte critério: data da inscrição, considerando sempre a antecedente. Atingindo número de vagas, ter-se-á lista de suplentes, seguindo mesmo critério da seleção. Os/as suplentes poderão ser chamados logo após o encerramento da matrícula. A divulgação da lista dos selecionados será feita por meio eletrônico com envio de comunicação direta para cada selecionado/a.

Matrícula

A matrícula será efetuada nos dias 05 a 12 de abril de 2017 conforme orientação da Secretaria Geral do IFIBE. No ato da matrícula, o/a interessado/a apresentará os documentos exigidos. O contrato de prestação de serviços educacionais será assinado no início do curso. A divulgação da lista dos matriculados/as será feita por meio eletrônico com envio de comunicação.

Investimento

O curso terá um custo de R$ 1.200,00 para um número de até 50 cursistas, R$ 1.400,00 para um número de até 40 cursistas e 1.700,00 para um número de até 30 cursistas. Condições de pagamento: à vista obtém desconto de 5%; parcelamento em até 6 vezes, sem acréscimo.

A hospedagem será custeada por cada participante com taxa diária variável de acordo com a opção dos/as cursistas. As taxas são as seguintes: R$ 130,00 diária CNBB - acomodação individual e refeições; R$ 120,00 diária CNBB - acomodação dupla ou tripla e refeições; R$ 95,00 diária CNBB - acomodação dupla ou tripla sem banheiro privativo. Valores para refeições, sem pernoite é de R$ 60,00. Valor para almoço somente é R$ 25,00 e para janta é de R$ 20,00. Não é obrigatório que todos os/as cursistas fiquem hospedados na casa para a frequência ao curso.

Certificação

Cursistas que tiverem frequência de pelo menos 85% da carga horária prevista serão certificados como Curso Presencial de Extensão (modalidade Curta Duração) com área de concentração em envelhecimeto humano, espiritualidade e cuidado, com carga horária de 96 horas.

Promoção, parceria e apoio

O Curso é desenvolvido pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), instituição credenciada pelo MEC e mantida pelos Missionários da Sagrada Família.
O Curso tem apoio e parceria da CRB/RS.

Contato

IFIBE Instituto Superior de Filosofia Berthier
Fone: (54) 3045-3277 (R.2) – Tarde e noite
E-mail: ifibe@ifibe.edu.br | Site: www.ifibe.edu.br
Rua Senador Pinheiro, 350 - Vila Rodrigues
CEP 99070-220 - Passo Fundo - RS


CRB Regional do Rio Grande do Sul
Bairro: Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98, 2° andar, salas 25, Centro, Porto Alegre, RS
Telefones: (51) 3221-0050; (51) 3221-0277
Email: assescrb@terra.com.br / crbpoars@terra.com.br
Referência: Ir. Clementina Schneider (Assessora)


Newsletter