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Extensão | Atividades Formativas | Educação Inclusiva

Dificuldades de Aprendizagem


Apresentação

O Instituto Superior de Filosofia Berthier promove cursos de capacitação para a atuação na educação inclusiva com subsídios para a compreensão dos desafios e das exigências práticas para tornar realidade a inclusão das crianças e adolescentes na escola.

O Instituto Superior de Filosofia Berthier, junto com as instituições e profissionais que se emparceiraram para a construção da oferta destes Cursos entendem que os avanços na qualidade da educação são fundamentais e passam pela formação dos/as educadores/as, razão pela qual se somam para oferecer esta proposta de formação. O IFIBE já tem larga tradição de formação por manter curso de graduação em filosofia há mais de 30 anos, ter oferecido cinco turmas de especialização em direitos humanos e vários cursos e oficinas de aperfeiçoamento e de formação de educadores/as e de lideranças sociais na região e em todo o país.

Objetivos

Formar profissionais de educação básica para a educação inclusiva com direitos humanos com foco em dificuldades de aprendizagem através de reflexões e subsídios a práticas constantes e consistentes de atualização a fim de fortalecê-los como sujeitos protagonistas de práticas educativas.

Público

O público do curso é formado por: profissionais da educação básica, educadores/as da educação básica, acadêmicos das áreas da educação e ciências humanas, profissionais de saúde e interessados/as em entender as dificuldades de aprendizagem.

Local

Os encontros presenciais serão realizados no IFIBE.
Rua Senador Pinheiro 350, Passo Fundo - RS.

Programa do Curso

Cod. Tema Docente
CH

EI07

Aspectos Gerais da Educação Inclusiva e Dificuldades de Aprendizagem

Educação inclusive na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio; o que são dificuldades de aprendizagem; diferença entre distúrbios e dificuldades de aprendizagem; orientação para a elaboração do trabalho final.

Elisângela Rizzatto 20(P)

EI08

Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem

Estudo dos diversos tipos de dificuldades e distúrbios de aprendizagem com subsídios para identificação, compreensão e tratamento. Serão tratados: Dislexia; Disgrafia; Disortografia; Afasia; Disartria; Discalculia; Acalculia; Apraxia; Dispraxia; Gagueira; Déficit de Atenção e TDAH.

Lisiane Vieira

Loreni S. Chagas

 20(P)

EI03

Educação Inclusiva e Educação em Direitos humanos

Apresentação dos fundamentos da educação em direitos humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (CNE/MEC) além do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e sua relação com a educação inclusiva.

Paulo César Carbonari 08(P)

EI09

Legislação Educacional da Educação Inclusiva

Significado de educção inclusiva na legislação educacional, especialmente LDB e as normativas posteriores; educação inclusiva nas Diretrizes Curriculares; a responsabilidade da escola, do estado, da família e da sociedade.

Francisca I. Bueno da Silva 08(P)

EI10

Trabalho Pedagógico com Crianças e Adolescentes

oficinas de construção de materiais para ser trabalhado na sala de aula regular com alunos com dificuldade de aprendizagem; técnicas de integração e aprendizagem pedagógica através da prática.

Guto Pasini 20(P)

EI06

Seminário Integrador

apresentação do relatórios finais e debate sobre temas comuns e de interesse dos/as participantes

 Elisângela Rizzatto

04(P)

20(SP)

Obs.: P = Presencial; SP = Semipresencial

 

Subsídios

Aula 01

Aula 02

Aula 03

Texto complementar

Aula 04 - Texto 1

Aula 04 - Texto 2

 

Breve Apresentação dos Docentes

Elisângela de Fátima Rizzatto: professora Especialista em Educação Especial Inclusiva; mestranda em Políticas e Administração da Educação pela UNTREF, de Buenos Aires, Argentina; cursos de Libras, Psicopedagodia, Autismo, Deficiência Intelectual, Psicomotricidade, Braille, Tecnologias de Acessibilidade; pesquisadora da área da inclusão, políticas públicas de acessibilidade; escritora; formadora de formadores.

Lisiane Vieira: psicóloga da APAS, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Passo Fundo; experiência na Psicologia de Inclusão; experiência na Psicologia de Políticas Públicas; experiência com projetos de extensão na área de Educação; experiência na formação de professores; professora curso de Libras (UPF Idiomas).

Loreni S Chagas: professora do Ensino Público Estadual lotada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Wolmar Antônio Salton atuando na Sala de Recursos para alunos com deficiência visual; especialista em educação de alunos com deficiência visual na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, RS; professora de Surdos Tradutora/ Interprete de Libras (APAS); especialização em Tradução/Interpretação de Libras (UNINTESEfase final); especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UPF); especialista em Atendimento Educacional Especializado (UEM).

Francisca Izagel Bueno da Silva: professora aposentada da educação básica na rede pública estadual, especialista em direitos humanos e educação em direitos humanos (IFIBE), coordenadora da ACMUN.

Guto Pasini (Sandro Augusto Pasini): ator, produtor, palhaço e Iluminador, começou sua carreira no teatro em 1985 tendo em sua formação oficinas, cursos e seminário com artistas e professores renomados como Eduardo Tornaghi, Stênio Garcia, Andrea Ojeda e Martin Ortiz e muitos outros, em 2010 fundou o Grupo Ritornelo de Teatro onde tem atuado deste então, com os espetáculos O Menino do Dedo Verde (2011) e Faixa de Graça (2014).

Paulo César Carbonari: professor de filosofia no IFIBE, doutor em filosofia (Unisinos), militante de direitos humanos (CDHPF), membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e do Conselho Estadual de Direitos Humanos (RS).

Metodologia

O Curso terá carga horária total de 100 horas aula, das quais 80 serão presenciais e 20 horas semipresenciais nas quais serão realizados estudos, pesquisas bibliográficas, estudo de casos e elaboração de trabalho final. As aulas presenciais serão realizadas em 20 Encontros de quatro horas cada no IFIBE – conforme cronograma do curso. As atividades orientadas à distância serão cumpridas pelos educandos em várias atividades o seu critério
O trabalho final de conclusão do curso será a forma de avaliação como um requisito principal para o término do curso, sendo feito mediante o estudo de caso colhido do contexto e da realidade do/a cursista que irá pesquisar e eleger um tema específico. Será apresentado no formato de Artigo. Será orientado pela coordenação. Será avaliado por um professor e, se aprovado será apresentado pelo cursista no Seminário Integrador. Os pontos da avaliação do trabalho final serão distribuídos da seguinte forma: 60% (sessenta por cento) Artigo escrito e 40% para a apresentação do Relatório no seminário. A média mínima para ser aprovado é somar pelo menos 70% do total dos pontos previstos. Cada cursista também terá que ter frequência a pelo menos 75% das atividades presenciais do Curso para ser considerado aprovado.

Os princípios metodológicos do Curso consideram o trabalho coletivo inclusivo, o incentivo à pesquisa e ao estudo dos casos que caracterizam as realidades encontradas nas instituições educativas nas quais atuam os profissionais da educação. Através deste estudo que toma em conta a realidade prática que é confrontada às reflexões e teorias sobre o assunto pretende integrar as dinâmicas concretas dos/as participantes. Espera-se colaborar para construir um novo olhar, para quebrar as barreiras do preconceito que nasce do desconhecimento e que ajude a promover a interação entre educador/a e educando/a em relações pedagógicas dialógicas nas quais a confiança entre os/as sujeitos em relação seja elemento chave e nas quais, as dificuldades sejam enfrentadas criativamente com ações pedagógicas concretas e criativas e que promovam o desenvolvimento da aprendizagem com o respeito a cada realidade.

No curso também haverá oficinas práticas para construção de materiais concretos pedagógicos para ser utilizados como apoio para o desenvolvimento cognitivo e social usando a arte como um dos instrumentos que ajudam a incluir todos em diversas atividades no cotidiano escolar. Possibilitando uma grande oportunidade de discussão com fóruns sobre os temas pesquisados.

Coordenação Geral

Elisângela de Fátima Rizzatto

Inscrições

Prazo: 30 de abril de 2015
Custo: R$ 40,00 (quarenta reais)

Os/as interessados/as poderão fazer a inscrição online preenchendo o formulário e em seguida realizando o pagamento do valor de inscrição através do PagSeguro ou ainda, pessoalmente na Secretaria Geral do IFIBE. O formulário de inscrição deverá ser encaminhado para o email ifibe@ifibe.edu.br  ou entregue na secretaria do IFIBE, juntamente com a cópia dos documentos de identificação pessoal (CPF e RG). Mais informações contatar a Secretaria Geral do IFIBE.

 

 

 

 

Investimento

Uma parcela de R$ 320,00 (trezentos e vinte reais)  à vista ou 3 vezes de R$ 130,00 (cento e trinta reais).

Certificação

Cursistas que tiverem frequência de pelo menos 75% da carga horária prevista serão certificados como Curso Presencial de Extensão (modalidade Curta Duração) com área de concentração em Educação Inclusiva com foco em Deficiência de Aprendizagem, com carga horária de 100 horas.

Promoção, parceria e apoios

Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), instituição credenciada pelo MEC e mantida pelos Missionários da Sagrada Família. O Curso tem apoio CDHPF, APAS, 7ª CRE, ATILS, ACMUN, APACE e ACD.

Contato

IFIBE Instituto Superior de Filosofia Berthier
Fone: (54) 3045 3277 (R.2) – Tarde e noite
E-mail: ifibe@ifibe.edu.br | Site: www.ifibe.edu.br
Rua Senador Pinheiro, 350 - Vila Rodrigues
CEP 99070-220 - Passo Fundo - RS


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