|
|
No domingo dia 25 de outubro de 2015, Pe. José André da Costa celebrou seu jubileu de 25 anos de ordenação presbiteral. Pe André nasceu na comunidade Córrego do Mateiro (MT). Após acompanhar sua família nas atividades da roça, Pe. André foi residir em Jucimeira a fim de concluir seus estudos. Nesta localidade, aprendeu e exerceu a profissão de mecânico na Escola Profissional Kolping. Em 1978, transferiu-se para Rondonópolis para ministrar aulas de mecânica de automóveis, máquinas agrícolas e práticas industriais. Em 1983 iniciou sua trajetória de discernimento vocacional com os Missionários da Sagrada Família (MSF) onde fez sua profissão religiosa. Pe. André foi ordenado presbítero em 07 de setembro de 1990 na cidade de Rondonópolis, estado do Mato Grosso. Atualmente, o Pe. André é professor e diretor geral do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE).
A festa do jubileu reuniu familiares e amigos em um momento de celebração, agradecimento e memória. Na celebração eucarística, um dos momentos da festa jubilar, várias manifestações demonstraram a presença animadora, corajosa e companheira do Pe. André junto aos diferentes espaços e rostos com os quais convive. A festa também contou com a partilha do alimento.
Em sua ordenação, Pe. André escolheu, como lema, “O espírito do Senhor me escolheu para anunciar a boa notícia aos pobres” (Lc 4,18). Em sua celebração jubilar renovou este compromisso, que não é outro senão o de estar com aqueles que, em nosso meio, não tem voz, que não tem vez, nem lugar.
O Instituto Superior de Filosofia Berthier agradece ao Pe. André por seu empenho e amizade. Deseja ao jubilante a sempre renovada coragem de seguir acreditando na possibilidade da novidade.