O Projeto Filosofia nas Comunidades, executado pelo IFIBE (Instituto Superior de Filosofia Berthier) em parceria com o Projeto Transformação, Agenda 21 Local e CAJOB (Centro Acadêmico João Berthier) finaliza suas atividades avaliando bons resultados e projetando novas possibilidades para o ano de 2012. O projeto tinha como tema: A crise ambiental: implicações filosóficas.
O projeto envolveu doze jovens universitários do IFIBE (bolsistas), mais a coordenação realizada pelos professores Iltomar Siviero, Maicon Rossetto e Nei Alberto Pies. Foram realizadas 32 oficinas, envolvendo diretamente alunos e professores de 14 escolas da rede pública e privada, grupo de professores do ensino religioso, grupo de jovens coordenadores da Pastoral da Juventude, grupo de universitários de Curso de Gestão Ambiental, lideranças sindicais e um grupo de mulheres vinculados ao PAA - Programa de Aquisição de Alimentos. Participaram diretamente das atividades 933 pessoas.
A metodologia consistia na discussão a partir da problematização do tema e do apontamento de alternativas ao seu enfrentamento. O desenvolvimento ocorria em formato de oficinas. Foi produzido um vídeo que demarca os conceitos e a discussão em torno do tema. Este vídeo está disponível no site da instituição (http://www.ifibe.edu.br/extensao/projetos/2011/FilosofiaComunidades/subsidios.html)
No final do mês de novembro, os acadêmicos e os professores da coordenação fizeram uma avaliação positiva do projeto, percebendo que o propósito de problematizar filosoficamente o tema fora alcançado, observando principalmente os retornos de avaliação de 09 escolas que receberam o projeto. Por outro lado, avaliaram pontos que ainda podem ser aperfeiçoados para que o projeto continue se atualizando em metodologias e conteúdos que, a partir de reflexões filosóficas, são construídos junto às comunidades.
Para o ano de 2012, projeta-se uma nova edição com o tema da Crise Ambiental, mudando apenas o enfoque das reflexões.