|
|
Professor Eládio recebendo homenagem
As editoras IFIBE, Aldeia Sul Editora, IMED Editora e Gráfica e Editora Berthier fizeram uma merecida homenagem ao professor da UPF, Eládio Weschenfelder, na sua estande na Feira do Livro de Passo Fundo, no dia 01 de novembro de 2014. Recebeu uma cesta com produtos e livros e uma menção honrosa numa placa escrita:
"Ao professor ELÁDIO WESCHENFELDER prestamos esta homenagem por sua valiosa contribuição no âmbito da cultura, da educação e da literatura em Passo Fundo."
Apresentado pelo professor Nei Alberto Pies, Eládio Weschenfelder foi lembrado como um professor que vive e transpira literatura ao contar histórias, incentivar a leitura de crianças, jovens e professores e ao dizer poesias. Além de professor, atua em projetos como Bando e Bandinho de Letras, palestras e cursos de leitura, contação de histórias e dizeção de poemas com professores e público geral. Professor Eládio é, por definição, um agente cultural da leitura e literatura de nossa cidade.
Graduado em Letras pela UNIJUI, é também especialista em literatura brasileira pela UPF, mestrado em Literatura Brasileira pela UFRGS e doutorando em Teoria Literária pela PUCRS. Pertence à equipe organizadora das Jornadas Nacionais de Literatura. Possui vários contos e paródias publicadas.
Emocionado, Professor Eládio disse que, ao homenageá-lo, as editoras estavam homenageando a todos os leitores. Lembrou que cumpre importante ação de "dar vida aos livros", pois um livro não pode ficar guardado ou numa estante. Um livro,diz o professor, precisa ser amassado, manuseado, lido e entendido para que tenha vida. Lembrou Monteiro Lobato que disse que um país se faz com " homens e livros". Ao que acrescentou: "um país se faz com homens, mulheres, crianças, livros e leitores". Disse que num país desigual como o nosso, além da falta de acesso aos meios como a terra, aos alimentos, à dignidade, à saúde, não existe também o acesso aos livros à nossa população, pois bibliotecas não estão abertas ou nem existem em muitos lugares e cidades.
Texto: Nei Alberto Pies