Imprimir

Comunicação - Notícias

IFIBE comemora 80 anos de Enrique Dussel


IFIBE comemora 80 anos de Enrique Dussel

O IFIBE realizou de 04 a 06 de novembro o VIII Seminário Temático dedicado ao tema Direitos Humanos, Sujeitos Históricos e Libertação em Enrique Dussel. O evento reuniu pesquisadores e interessados com o objetivo de refletir sobre temáticas filosóficas atuais com base no pensamento de Enrique Dussel, tendo como motivação a celebração dos 80 anos de vida que Dussel completará em 24 de dezembro próximo.

Para os organizadores do evento, a libertação é uma questão que anima movimentos sociais, organizações políticas, processos religiosos e pesquisas acadêmicas há décadas como um projeto de comprometimento de sujeitos e de abertura de processos históricos. Na América Latina se expressou de modo particular também nos vários campos do saber, através da elaboração de várias perspectivas libertárias na Psicologia, na Sociologia, na Antropologia, na Teologia, na Educação e, também, na Filosofia. No caso desta última, abriu-se, nos anos 1970, um movimento continental chamado Filosofia da Libertação. Entre os expoentes máximos deste movimento está o filósofo argentino-mexicano Enrique Dussel. Seu pensamento filosófico se apresenta como uma importantíssima contribuição para subsidiar o debate e a reflexão sobre as temáticas propostas. Por estas razões entendeu-se justificada a realização do evento.

Os debates contaram com a presença do filósofo do direito, professor da Universidad de San Luis Potosí, México, Alejandro Rosillo Martinez, que no dia 04, fez a conferência de abertura sobre o tema “Fundamentação Ético-Filosófica dos Direitos Humanos em Enrique Dussel”. Abordou questões fundamentais para mostras as alternativas de fundamentação dos direitos humanos como luta das vítimas de violações desde a América Latina, com pensadores primordiais como Bartolomé de Las Casas, e atuais, como Enrique Dussel. No segundo dia houveram comunicações e um painel que reuniu Lucas Machado (UFSC) e Iltomar Siviero (IFIBE) para debater “Sentidos dos Direitos Humanos na Luta por Libertação em Enrique Dussel” e a conferência do professor e vice-reitor de extensão da UFSBC, de São Paulo, Daniel Pansarelli, que abordou o tema “Sujeitos da Ação Política em Enrique Dussel”, mostrando como as alteridades são fundamentais para abrir os sistemas que se fetichizam, para serem sujeitos destas transformações. No último dia o evento também teve comunicações seguidas de um painel sobre “Pluralidade de Sujeitos em Luta por Libertação em Enrique Dussel”, que contou com a professora Magali Menezes (UFRGS) e Paulo César Carbonari (IFIBE). O evento foi encerrado com uma Web conferência proferida pelo Dr. Enrique Dussel sobre “Múltiplos atores da ação política”, tendo demonstrado enfaticamente que os sujeitos da ação são aqueles/as que são vítimas do sistema por não terem suas necessidades satisfeitas, ou seja, por não conseguirem produzir e/ou reproduzir sua vida material e que quando se organizam [nos movimentos sociais] se constituem em agentes de libertação e de afirmação de novos direitos.

Os anais do evento serão publicados em livro no próximo ano e a conferência do Dr. Dussel será publicada neste site nos próximos dias.


Newsletter

  • INSTITUCIONAL
  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Serviços
  • Onde estamos
  • Rua Senador Pinheiro, 350
    Passo Fundo - RS
  • Fone: (54) 3198 - 0361
  • Contatos
  • Fale Conosco